A obra-prima de Eric Clapton, o álbum 'Layla and Other Assorted Love Songs', completa 40 anos neste final de 2010.
Clapton, ao iniciar a década de 70 estava numa encruzilhada. Após começar sua carreira nos Yardbirds, ele trocou de banda por achar esta comercial demais. Seu caminho o levou então até John Mayall and The Blues Breakers, na qual Clapton, além de tocar o blues tradicional que ele tanto gostava, aprendeu a compor com Jack Bruce, e deu seus primeiros passos como cantor.
Em busca de mais espaço, Eric e Bruce uniram forças com o baterista Ginger Baker e formaram o primeiro super-grupo (ou power trio) da história. O Cream (nome apropriadíssimo, algo como 'A Nata'), foi protagonista de álbuns revolucionários e concertos que fizeram muito sucesso no final dos anos 60.
Mas Eric Clapton ainda não estava satisfeito. Agora ele achava a banda exibicionista demais. Ele queria um som mais maneiro e também tocar por prazer e não apenas para satisfazer seu ego.
Eric passa então a se apresentar com a banda de Dellaney & Bonnie, um casal de amigos, que tinha um excelente gosto musical. Dessa banda fazia parte: Bobby Whitlock nos teclados, Carl Radle no baixo e Jim Gordon na bateria, entre outros luminares.
Ao mesmo tempo que rolava esta 'encruzilhada musical', Clapton vivia também uma outra sentimental.
Desde 1968 ele frequentava a casa de George Harrison em Friar Park, não muito longe de sua residência em Hurtwood Edge. Após tocar o solo de 'While My Guitar Gently Weeps', no Álbum Branco dos Beatles, ele e George ficaram muito amigos.
George, era casado desde 1966 com a ex-modelo Pattie Boyd, uma linda loura de 20 e poucos anos. A atração de Eric por Pattie foi imediata. Não tendo como se declarar abertamente para sua amada, Clapton suportou essa paixão 'semi-correspondida' durante muito tempo.
Finalmente quando ele se decidiu, foi debilmente rejeitado por Pattie, e entrou numa crise existencial braba (daquelas que todos nós passamos ou passaremos algum dia), e mergulhou no consumo de drogas pesadas.
Paralelamente à toda sua frustração emocional, Clapton começou a compor pra valer. Ele também estava lendo um livro de poesias de um persa chamado Nezami.
Neste livro havia a história de Layla, a musa do poeta, que também era comprometida. Eric viu muitas semelhanças em ambas as situações, e ao compor uma música pensando em Pattie, ele a intitulou Layla.
Recrutando a ajuda dos músicos que tocavam com Dellaney, Clapton conseguiu uma base muito segura para o que queria desenvolver.
Em Miami, onde foi se esconder pra tentar esquecer Pattie, e ter mais liberdade para entre outras coisas, se drogar, Eric alugou os estúdios Criteria, que tinham como produtor o tarimbado Tom Dowd.
A química entre Clapton, Whitlock, Radle e Gordon sempre foi perfeita. A banda ficou conhecida como 'Derek and the Dominos', e os caram mandaram bem desde o início das sessões.
Dowd costumava se assustar ao chegar no estúdio e encontrar garrafas e mais garrafas de vinho, vodca (vazias, é claro) etc... Além de grande quantidade de substâncias não reconhecíveis a primeira vista.
Dowd costumava se assustar ao chegar no estúdio e encontrar garrafas e mais garrafas de vinho, vodca (vazias, é claro) etc... Além de grande quantidade de substâncias não reconhecíveis a primeira vista.
Com a criatividade em alta, e a ajuda de Whiltock nas composições, o disco foi ganhando forma rapidamente.
Os deuses pareceram conspirar para que tudo desse certo, quando Duane Allman, tocando nos arredores da cidade pintou no estúdio uma noite. O guitarrista dos Allman Brothers, caiu como uma luva dentro da banda de Clapton. Solos históricos seriam gravados pelos dois, pois Duane seria um convidado permanente.
Os deuses pareceram conspirar para que tudo desse certo, quando Duane Allman, tocando nos arredores da cidade pintou no estúdio uma noite. O guitarrista dos Allman Brothers, caiu como uma luva dentro da banda de Clapton. Solos históricos seriam gravados pelos dois, pois Duane seria um convidado permanente.
Este é o tipo de disco que não se deve destacar nenhuma canção. Ou são obras apaixonadas de Clapton à sua amada ( I Looked Away, I Am Yours, Why Does Love Got to Be So Sad? e It's Too Late) ou blues pesados pra ninguém reclamar ( Key to the Highway, Have You Ever Loved a Woman e Tell the Truth).
Bem, podemos destacar duas... Little Wing, uma grande cover do sucesso de Jimi Hendrix, tocado com paixão por Eric e claro, Layla!
Esta música Eric já a tinha pronta fazia algum tempo, porém ele achava que faltava um complemento. Ao ouvir o baterista Jim Gordon tocar uma suite que ele compora ao piano, a ficha caiu! Ali estava a coda que daria a canção uma outra dimensão.
Este solo interminável de piano acompanhado por duas guitarras é uma das coisas mais bonitas que já ouvi até hoje!!
Assim fez-se a história!! Layla não seria um grande sucesso comercial, mas daria a Clapton as melhores críticas de sua carreira!
Em 1973, Eric e Pattie finalmente ficariam juntos!
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