Total de visualizações de página

domingo, 28 de novembro de 2010

We'll Meet Again, George!

 
Há 9 anos, no dia 29 de novembro, George Harrison deixou esta vida. Ao mesmo tempo triste por sua partida, e feliz por saber que ele está bem acompanhado, resolvi tirar o domingo para ouvir sua música. Acordei com 'Try Some Buy Some' na cabeça! Vou iniciar os trabalhos com o álbum Living in the Material World! Alguém me acompanha?? Incenso aceso! Hare Krishna!! 

"Way back in time
Someone said try some
I tried some
Now buy some - I bought some . . .
Oh Oh Oh
After a while
when I had tried them
denied them
I opened my eyes and
I saw you . . .

Not a thing did I have
Not a thing did I see
'Till I called on your love
And your love came to me

Through my life
I've seen gray sky,
met big fry,
seen them die to get high . . .
Oh Oh Oh
And when it seemed that I would
always be lonely
I opened my eyes and I saw you

Not a thing did I feel
Not a thing did I know
'Till I called on your love
And your love sure did grow

Won't you try some
Baby won't you buy some

Won't you try some"


Este texto escrito 'with a BIG help from my friend' Márcio Grings, está no Alto e Bom Som!
 
PARECE QUE FOI ONTEM ....MAS LÁ SE VÃO 9 ANOS. PUXA VIDA!! LEMBRO O QUANTO FIQUEI TRISTE NAQUELE 29 DE NOVEMBRO E, A SENSAÇÃO DE QUE O MUNDO NÃO SERIA MAIS O MESMO – PORQUE TODOS SABEMOS, CERTAS PESSOAS SÃO INSUBISTITUÍVEIS. SEGUNDO A SABEDORIA POPULAR OS BONS PARTEM MAIS CEDO – “PRIMEIRO LENNON, AGORA GEORGE”, PENSEI – “QUEM SERÁ O PRÓXIMO ... RINGO???”.


A CONTRIBUIÇÃO DE GEORGE HARRISON PARA A MÚSICA DO SÉCULO XX É BEM MAIS SUBSTANCIAL DO QUE A VÃ SABEDORIA POSSA IMAGINAR. JUNTO AOS SEUS COMPARSAS, GEORGE FORMATOU O MODELO DA CANÇÃO POP. ALÉM DISSO, COMO INSTRUMENTISTA O ESTILO HARRISON É ALGO MUITO DIFÍCIL DE SER IMITADO E A SUA DIGITAL SONORA É PRATICAMENTE ÚNICA. GEORGE HARRISON SEMPRE ABDICOU DOS VIRTUOSISMOS EXASPERADOS, OPTANDO POR UM CAMINHO MAIS SÓBRIO COMO INSTRUMENTISTA – COM DESTAQUE PARA O SLIDE EM DETRIMENTO DAS LONGAS IMPROVISAÇÕES.


DURANTE SUA PASSAGEM PELOS BEATLES, AS COMPOSIÇÕES PRÓPRIAS COMEÇARAM A APARECER TIMIDAMENTE E FORAM EVOLUINDO COM O PASSAR DOS ANOS PARA TEMAS DO CALIBRE DE IF I NEEDED SOMEONE, TAXMAN, WHILE MY GUITAR GENTLY WEEPS, HERE COMES THE SUN E SEU GRANDE SUCESSO BEATLE – SOMETHING. FOI ELE QUE CONDUZIU O GRUPO NO CAMINHO DA MEDITAÇÃO TRANSCENDENTAL E DA MÚSICA INDIANA, SENDO TAMBÉM O INTRODUTOR DA CÍTARA NA MÚSICA OCIDENTAL. COM O FINAL DA BANDA.


EM 1970, HARRISON DESLANCHOU COM SEU ÁLBUM DE ESTRÉIA, ALL THING MUST PASS – UM BOLACHÃO TRIPLO ONDE DESFILAVAM MEGA SUCESSOS COMERCIAIS COMO MY SWEET LORD E WHAT IS LIFE, MISCIGENADAS A CANÇÕES MAIS INTROSPECTIVAS E IMPREGNADAS DE UMA BEM DOSADA CARGA ESPIRITUAL E RELIGIOSA. PARA AJUDAR O PAÍS DE SEU AMIGO RAVI SHANKAR, PROTAGONIZA EM 1971 O PRIMEIRO MEGA CONCERTO BENEFICENTE DA HISTÓRIA, O LENDÁRIO CONCERT FOR BANGLADESH NO MADISON SQUARE GARDEN.


A PARTIR DE 1972 A CARREIRA – E A VIDA – DE GEORGE OSCILAM ENTRE ALTOS E BAIXOS VERTIGINOSOS. JUNTO A SUA BANDA DE APOIO, FEZ UMA DESASTROSA DIGRESSÃO PELOS ESTADOS UNIDOS EM 74; NO MESMO ANO, A ESPOSA DELE NA ÉPOCA – PATTY BOYD O ABANDONA PARA DIVIDIR A CAMA COM ERIC CLAPTON, SEU MELHOR AMIGO E CONFIDENTE NAQUELES TEMPOS DE AMOR LIVRE; MAS VIDA QUE SEGUE, LOGO EM SEGUIDA ELE ACABA ENCONTRANDO A TÃO ALMEJADA ALMA GÊMEA – A MEXICANA OLIVIA ARIAS, QUE LHE DARIA SEU ÚNICO FILHO, DHANI.


 EM 81 GRAVA O SUCESSO ALL THOSE YEARS AGO, HOMENAGEANDO O AMIGO JOHN LENNON ASSASSINADO NO ANO ANTERIOR. MEIA DÉCADA DEPOIS RETORNA AS PARADAS DOS DOIS LADOS DO ATLÂNTICO COM O ÁLBUM CLOUD NINE, CONSIDERADO POR CRÍTICA E PÚBLICO UM DE SEUS MELHORES TRABALHOS.
NO FINAL DOS ANOS 80 INTEGRA AO LADO DE BOB DYLAN, TOM PETTY, ROY ORBISON E JEFF LYNNE – O QUINTETO TRAVELLING WILBURYS, UMA BANDA DE SUPER ASTROS QUE DEMARCA SUA COMUNHÃO E PARCERIA EM DOIS ÁLBUNS MUITO ELOGIADOS.

EM 1991, HARRISON VOLTA AOS PALCOS, REAPROXIMANDO-SE DE ERIC CLAPTON (NUMA CLARA DEMOSTRAÇÃO DE GRANDEZA E AUSÊNCIA DE RESSENTIMENTOS), NA FESTEJADA TURNÊ PELO JAPÃO (QUE VIROU UM LP DUPLO) AO LADO DO VELHO CAMARADA.
NOS ANOS SEGUINTES, JUNTO A McCARTNEY E RINGO, PARTICIPA DO PROJETO ANTHOLOGY, REVIVENDO COM SEUS ANTIGOS PARTNERS OS ANOS DOURADOS DO FABULOSO QUARTETO FANTÁSTICO DO ROCK´N´ROLL.


NOS TRÊS ÚLTIMOS ANOS DE VIDA ENQUANTO LUTAVA CONTRA UM CÂNCER, DEDICAVA GRANDE PARTE DO TEMPO À UMA DE SUAS MAIORES PAIXÕES – A JARDINAGEM! HARRISON NÃO QUERIA SER LEMBRADO COMO UM ASTRO POP (ERA CONHECIDO POR SER O MAIS TÍMIDO E DISCRETO DOS BEATLES), COMO TAMBÉM FUGIA ASSINTOSAMENTE DOS HOLOFOTES E DE TODA A PURPURINA DO MAINSTREAM, PREFERINDO SEMPRE A COMPANHIA DA FAMÍLIA E O ISOLAMENTO COMO ESTILO DE VIDA. EM 2001, FINALMENTE PERDE A BATALHA PARA O CÂNCER E RETORNA PARA O JARDIM.
APÓS À SUA MORTE, BOB DYLAN DISSE EM UMA ENTREVISTA: “ELE TINHA A FORÇA DE CEM HOMENS. O MUNDO SE TORNOU UM LUGAR MAIS SOLITÁRIO SEM GEORGE.”
UM ANO DEPOIS CHEGA AS LOJAS O ÁLBUM PÓSTUMO BRAINWASHED, UM INTERESSANTE REGISTRO DA ÚLTIMA SAFRA DE COMPOSIÇÕES DE HARRISON – TRABALHO QUE FOI DEDICADO A TODOS OS JARDINEIROS DO MUNDO! OUTRO BELO RECADO DO ETERNO MENINO TÍMIDO DAQUELA BANDINHA INGLESA QUE MUDOU O MUNDO NOS ANOS 60.


SEGUNDO UM VELHO PROVÉRBIO ORIENTAL, EM GRANDE PARTE DAS VEZES A FELICIDADE ESTÁ ESCONDIDA NO NOSSO PRÓPRIO JARDIM, MAS É MUITO PROVÁVEL QUE ELA ESTEJA COBERTA PELO MATO E ERVAS DANINHAS. QUEM SABE EM UM DIA QUALQUER DESSES IGUAIS A TANTOS OUTROS - SIGAMOS O CONSELHO DE GEORGE, VOLTANDO OS OLHOS PARA O NOSSO PRÓPRIO QUINTAL, E ATÉ MESMO (QUEM SABE!) TRANSFORMANDO O MUNDO NUM LUGAR BEM MAIS BONITO E AGRADÁVEL DE SE VIVER.
PRECISAMOS URGENTEMENTE RETORNAR AO JARDIM! 


Nenhum comentário: