Total de visualizações de página

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Mais sobre a box 'John Lennon Signature'




Este feriado aproveitei para ouvir e curtir minha box do Lennon. Os oito cds que englobam toda a obra de Lennon em carreira-solo - excluindo seus lançamentos experimentais com Yoko ainda na década de 60 - estão magistralmente remasterizados.
Eu já havia adquirido todos eles remasterizados anteriormente, mas parece que agora a coisa funcionou de vez!
O álbum 'Milk and Honey' por exemplo, em que John estava trabalhando quando foi assassinado, nunca me soou bem. Porém neste novo estágio de remasterização o som ficou bem melhor, quase me fazendo esquecer que se trata afinal, de um disco inacabado!

Quero esclarecer também que esta box, é aquela mais completa, com os 8 cds da carreira dele, quais sejam: 'John Lennon/Plastic Ono Band' (1970), 'Imagine' (1971), 'Some Time in New York City' (1972), 'Mind Games' (1973), 'Walls and Bridges' (1974), 'Rock'n'Roll' (1975), 'Double Fantasy' (1980) e 'Milk and Honey' (1984), além de 2 cds bônus.
Os bônus nos apresentam 6 singles de Lennon: 'Power to the People', 'Happy Xmas', Instant Karma', Move Over Miss L.', 'Give Peace a Chance' e 'Cold Turkey'!
O outro são de outtakes de canções como 'Mother' e 'Beautiful Boy', além de algumas demos inéditas como 'One of the Boys' e 'India, India'.
A qualidade das bônus me surpreendeu.

Esta box não deve ser confundida com outra box de John, que ainda vai ser lançada aqui no Brasil, e se chama 'Gimme Some Truth'. Esta se compõe de 4 cds, alinhados por temas: políticos, pessoais, rocks, etc...   

O trabalho solo de Lennon, se formos analizar a partir de 1970, começou de maneira brilhante. Seu disco de estreia, com a Plastic Ono Band é nada menos do que um marco da história do rock, embora na época não tivesse sido compreendido.
As canções em estágio cru: baixo, bateria e guitarra, ( muito pouco piano), soam como um desabafo de John de todos seus problemas pessoais. Desde o abandono pelo pai e a perda da mãe ('Mother'), passando pelas decepções com gurus ( 'I Found Out') e com fãs e seguidores (Well, Well, Well') até desaguar naquela que seria um marco do final da década de 60, 'God', com seu clássico verso: 'the dream is over'!!
John e Yoko estavam fazendo a terapia do grito primal, com o psquiatra radical norte-americano Dr. Arthur Janov, para quem todos os problemas desenvolvidos pelas pessoas vem da infância, e a única maneira de se libertar deles seria 'gritando' e 'colocando tudo pra fora'!!
Se John conseguiu se libertar, não se sabe. Mas que ele fez um álbum antológico, não resta a menor dúvida!

'Imagine' foi sem dúvida o de maior sucesso. Não apenas pela faixa-título, um hino de Lennon à fraternidade entre os homens, mas também pelas concessões que ele fez à musica. Podemos agora sentir os arranjos suavizados com cordas, e isto apesar de alguns resquícios em estado bruto do álbum anterior como 'I Don't Want to Be a Soldier' e 'Gimme Some Truth'. Outro destaque foi o ataque a Paul McCartney na marcante 'How Do You Sleep?', em que John confronta o ex-parceiro por seu som soar 'muzak' aos seus ouvidos!

'Some Time in New York City', ouso dizer que melhorou com a remasterização, apesar de sem dúvida ser o trabalho mais fraco de Lennon. Ele resolveu desta vez dividir os temas politizados com Yoko, e a impressão que fica é de que, de fato, estamos lendo um 'jornal musicado', com todas as causas em que o ex-Beatle se envolvia.  
'Woman is the Nigger of the World', já anunciando um Lennon feminista, foi o destaque.

O disco seguinte 'Mind Games', não fez muito para melhorar a carreira de John no meu entendimento. Ele vinha passando por uma crise no seu relacionamento com Yoko, e logo depois das gravações foi morar com sua secretária May Pang em Los Angeles, deixando Yoko em Nova York. O 'final de semana perdido' de John ao menos o inspirou para uma retomada da sua carreira, pois ali ele prepararia a base de su álbum seguinte, 'Walls and Bridges'.

Este novo trabalho soou renovado! De canções românticas ('Bless You', 'Going Down on Love' e 'Nobody Loves You'), até rockões característicos de John ('What You Got', 'Surprise, Surprise' e 'Whatever Gets You Thru the Night') tenho a impressão que John se preparava para uma nova fase em sua vida. E, de fato, logo após ele retomaria seu relacionamento com Yoko e seria pai de Sean.

Em 1975, John decidiu que pararia por algum tempo. Ele terminou de trabalhar num álbum de covers de rocks antigos ( que havia sido começado em 73 com a ajuda de Phil Spector) e foi descansar e cuidar do filho que nasceria em outubro daquele ano.
'Rock'n'Roll', foi um trabalho que soa ter sido lançado apressadamente, com algumas falhas de produção. Lennon estava tendo problemas com um processo por plágio da canção 'You Can't Catch Me' de Chuck Berry, movido contra ele por Morris Levy, que afirmava que 'Come Together' era uma cópia. 
Lennon fez um acordo com Levy, sem o conhecimento da Capitol (EMI) e Levy, lançou o álbum de John pela sua companhia 'Roulette Records', antes que a Capitol se desse conta do negócio.
Quando a Capitol soube, lançou apressadamente o 'Rock'n'Roll', mas o estrago já estava feito.

Depois de 5 anos de ausência, John retornou com 'Double Fantasy', dividindo com Yoko ás músicas do álbum. Canções como 'Starting Over', 'Woman' e 'I'm Losing You', nos deixam uma bela pista de como Lennon iria soar dali em diante.
Infelizmente não houve tempo...

Nenhum comentário: