Total de visualizações de página

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

John Lennon - 70 anos.

                

       

Certamente um dos artistas mais influentes do século XX, John Lennon, além de toda sua trajetória antológica com os Beatles, teve também em sua carreira solo momentos de grande inspiração.
Quando os Beatles ainda estavam reunidos em 1968, o relacionamento de John e Cynthia Powell estava chegando ao final depois de 5 anos de casamento. Surge então na sua vida a figura da artista plástica japonesa Yoko Ono.
Yoko foi responsável por Lennon colocar em prática tudo o que lhe era negado enquanto parte dos Beatles. Sua ideias pacifistas e de liberdade agora encontravam eco em alguém que ele considerava uma grande artista e sua alma gêmea.

No seu primeiro encontro pra valer, eles passam a noite no estúdio caseiro de John em Weybridge, compondo música eletrônica. Essas gravações somadas aos vocais de Yoko, seriam lançadas naquele mesmo ano com o título de ‘Unfinished Music Nº1 - Two Virgins’. O disco ficaria mais conhecido pela foto da capa, em que o casal se apresentava completamente nu.
Enquanto 1969 chegava, John cada vez mais sentia necessidade de um afastamento dos Beatles. Yoko estava grávida e John aproveitou para gravar os batimentos cardíacos do bebê. Infelizmente a gravidez durou pouco e Yoko foi obrigada a fazer um aborto. As gravações de John foram utilizadas com um novo mix de gritos de Yoko e música experimental para o segundo álbum do casal, entitulado ‘Unfinished Music Nº 2 - Life With the Lions’.
Em março os dois viajam até Gibraltar onde se casam oficialmente. Sua lua de mel seria em hotéis pelo mundo afora em que celebrariam sua união e fariam campanhas pacifistas.  ‘Give Peace a Chance’, o primeiro hino à paz mundial de Lennon é composto nessa época.
Veio a seguir, mais um disco de música vanguardista e inacabada celebrando o casamento dos dois,  lançado com o título de ‘Wedding Album’.
No final de 1969 com os Beatles tendo encerrado suas últimas gravações, John e Yoko embarcam para o Canadá acompanhado de feras como Eric Clapton, Klaus Voormann e Alan White, onde participam de um festival de rock pela paz. O concerto tinha as presenças de vários ídolos de John, como Chuck Berry, Jerry Lee Lewis e Little Richard.
A participação de Lennon nesse festival ficaria eternizada no álbum ‘The Plastic Ono Band Live Peace in Toronto’ que traria clássicos do rock como ‘Blue Suede Shoes’ e ‘Dizzy Miss Lizzy’, além do lado 2 todo dedicado a performance de Yoko.

Pode-se considerar que a carreira-solo de John começou pra valer em 1970. Em fevereiro ele lançou seu primeiro single de sucesso, ‘Instant Karma’, gravado e lançado em menos de 1 mês, com as participações de Billy Preston (tecladista que tocou com os Beatles) e George Harrison.
Em meados do ano, John começou a preparar um álbum que se chamaria John Lennon/Plastic Ono Band. O grupo era conceitual, como o próprio Lennon explicou, e vários músicos passariam pelo conjunto.
O disco acabaria se tornando um marco do rock. Com canções totalmente voltadas para dentro de si, John, mais uma vez era inovador.
As canções ‘Mother’, ‘Well Well Well’ e ‘I Found Out’, são exemplos típicos da fase da terapia do grito primal que ele estava passando, além de anteciparem o movimento punk do final da década.
‘Working Class Hero’ e ‘God’, são nada menos do que clássicos instantâneos do rock que passaram no teste do tempo.
O trabalho, por seus temas politizados e introspectivos, parecia à frente de seu tempo e não foi um sucesso de vendas.
Para 1971 Lennon tinha outras ideias. Em Ascot, para onde havia se mudado com Yoko, ele começou a trabalhar no seu estúdio particular com o produtor norte-americano Phil Spector em um novo projeto.
Sempre um sonhador criativo e genial, John trouxe uma canção em que ele vinha pensando há tempos.
Talvez a música mais utópica já gravada – mas sem dúvida uma das mais belas – ‘Imagine’ se tornaria uma espécie de hino mundial da paz e da fraternidade entre os homens. John Lennon ficaria eternamente ligado a esta canção.
O álbum, que também se chamaria ‘Imagine’, trazia também outras clássicas músicas de John Lennon, desta vez suavizadas com cordas por Spector, como ‘Jealous Guy’, que é John em sua melhor forma como cantor e compositor, o marcante ataque a Paul McCartney em ‘How Do You Sleep?’, e resquícios de rock cru do disco anterior em ‘Gimme Some Truth’ e ‘I Don’t Want to Be a Soldier’.
Este seria o último disco de John Lennon gravado em solo britânico. Logo após seu lançamento em setembro de 71, John e Yoko fizeram as malas e partiram para Nova Iorque. Ele nunca mais colocaria seus pés na Inglaterra.

Nos EUA o John ativista e politizado veio à tona de vez. Ele participou de comícios, passeatas, e envolveu-se com ativistas políticos de esquerda, como Jerry Rubin e Abbie Hoffman.
Em plena era Nixon, ele lança o panfletário álbum, ‘Some Time in New York City’, em que tenta mostrar todas as causas em que o casal Lennon estava envolvido. A capa apresenta inclusive uma foto-montagem de Nixon e Mao Tse Tung dançando completamente nus.
A canção que ficou mais conhecida foi ‘Woman is the Nigger of the World’, deixando transparecer, ao menos para os holofotes da mídia, um Lennon mais consciente e menos machista.
A partir desta época, John começaria a sofrer uma perseguição implacável do governo norte-americano. Um senador descobriu uma antiga condenação sua na Inglaterra por porte de drogas e pediu a imediata deportação do ex-Beatle.
Em dossiês que muito mais tarde chegariam ao conhecimento da mídia, John era considerado um perigo para a sociedade americana.
A batalha duraria três anos e Lennon só a venceria em 1975 após o escândalo Watergate e a renúncia de Richard Nixon.

Enquanto isso, seu casamento com Yoko Ono atravessava um momento crítico.
Em 1973 ele parecia pouco inspirado quando gravou o álbum ‘Mind Games’.

Apesar de ser um álbum mais acessível que o anterior, o disco ressentia-se do fato do relacionamento dos dois estar passando por esse período conturbado. A canção-título foi praticamente a única exceção em um disco desanimado e previsível.
Quando o álbum foi lançado em novembro, o casal havia dado um tempo.
John partiu para Los Angeles, acompanhado de sua secretária May Pang, deixando Yoko tomando conta dos negócios e de seu apartamento no Dakota.
O tempo passado em L.A., seria lembrado por John como o ‘Lost Weekend’ (final de semana perdido), embora tenha durado vários meses.
Nesse período, Lennon passou a viver basicamente uma vida de solteiro. Seus parceiros de farra incluíam o baterista do grupo ‘The Who’, Keith Moon e o cantor Harry Nilsson. Não era raro John ter sua foto nos jornais sendo expulso de clubes com sinais visíveis de embriaguez.
Mesmo assim ele arranjou tempo para compor.
Após alguns meses ele retornou ao estúdio e desta vez com composições mais inspiradas. Agora ele demonstrava abertamente a falta que sentia de Yoko, em canções cheias de remorsos e arrependimentos.
O álbum ‘Walls and Bridges’, lançado em outubro de 1974, mostrava um John Lennon totalmente renovado.
Seu maior sucesso seria a delicada ‘#9 Dream’, uma clássica Lennon-song. Outro tiro certeiro nas paradas foi o rockinho “Whatever Gets You Thru the Night’ com a participação de Elton John dando uma canja no piano. ‘Bless You’ nos mostra John como um amante apaixonado e arrependido.

Sua amizade com Elton John lhe rendeu um convite para fazer uma apresentação especial num show do tecladista no Madison Square Garden em Nova Iorque. John não sabia, mas Yoko estava na plateia. Quando o show terminou ela o visitou nos bastidores. Começava ali a reconciliação dos dois.
Em 1975, John volta a morar com Yoko no Dakota e ela logo engravida de Sean, que nasce em outubro.
John, a partir desse momento, pretende dedicar-se somente a vida doméstica.

Para uma despedida da carreira em alto estilo, ele lança o álbum ‘Rock’n’Roll’, composto de covers de rocks antigos que o influenciaram nos anos 50.
O disco, lançado as pressas devido à pirataria, sofreu com problemas de produção, mas ‘Stand By Me’ era uma honesta despedida de John, que fez bonito nas paradas de sucesso.
A gravadora EMI, ciente da intenção de aposentadoria de Lennon, lança também em 1975, a coletânea ‘Shaved Fish’, que engloba a carreira do ex-Beatle a partir de 1969 com seus singles de maior relevância.

No ano de 1976 John cumpre a promessa e se retira do show business.
Ele passa os anos seguintes cuidando de seu filho Sean e aprendendo a cozinhar. Yoko se encarrega dos negócios do casal. A vida deles gira em torno do edifício Dakota, onde além de vários apartamentos, eles adquiriram um andar somente para escritórios em que Yoko recebia seus associados.
Lennon também fez uma longa viagem ao Japão em 1977, aproveitando para se familiarizar com o país do sol nascente.

Após mais de quatro anos de retiro, em meados de 1979, John começa a compor novamente. Desta vez sua intenção era falar sobre o tempo em que ficou em casa, cuidando dos afazeres domésticos, comentar sobre o crescimento do filho e reafirmar o amor por sua musa, Yoko Ono.   
Mesmo assim, Lennon não abre mão de dividir todo o disco com sua mulher. Mudando o enfoque de seu trabalho experimental e vanguardista, Yoko compôs músicas mais comerciais, que casaram muito bem com o rock e as baladas de John.

Em outubro de 1980 um single chega ás lojas com as músicas ‘(Just Like) Starting Over’/’Kiss, Kiss, Kiss’ para celebrar os 40 anos de John e os 5 de Sean, ambos nascidos no dia 09.
Finalmente em novembro é lançado o álbum ‘Double Fantasy’. Inicialmente recebido com reservas pelo público e crítica, o disco foi pouco a pouco avançando nas paradas de sucesso dos EUA.
John sentia-se muito a vontade em canções como ‘Watching the Wheels’, em que comenta que não havia nada de errado em se afastar da música, e no vigoroso rock ‘I’m Losing You’, que nos mostra um Lennon ciente de suas fraquezas e inseguranças.
Uma canção bem atípica foi ‘Beautiful Boy’, dedicada a seu filho Sean, uma bela  canção de ninar.  
‘Woman’ foi de longe a música mais executada do álbum. Nela, John agradece a Yoko por lhe ensinar o significado do sucesso, e a dedica à todas as mulheres do planeta.

Tudo acabou muito rápido. Menos de um mês depois do lançamento do álbum, John foi assassinado na porta de seu edifício em Nova Iorque quando voltava com Yoko de uma sessão de gravações do próximo single a ser lançado. A música tinha o título sinistro de ‘Walking on Thin Ice’ (Caminhando sobre Gelo Fino).

Sua obra ganharia vários relançamentos de seus discos nos anos seguintes, além de coletâneas, incluindo a caixa de bônus e extras ‘John Lennon Anthology’ e outra chmada ‘John Lennon Signature’, prevista ainda para este ano, com todos seus álbuns reunidos e remasterizados.

A morte de John Lennon em 8 de dezembro de 1980, sepultaria definitivamente qualquer esperança de uma possível reunião dos Beatles - e, mais do que isso, encerrava uma era da música popular contemporânea.           

  
                                           Publicado no Diário de Sta. Maria em 09 de Outubro de 2010.
    

Nenhum comentário: