Certamente um dos artistas mais influentes do século XX,
John Lennon, além de toda sua trajetória antológica com os Beatles, teve também
em sua carreira solo momentos de grande inspiração.
Quando os Beatles ainda estavam reunidos em 1968, o relacionamento
de John e Cynthia Powell estava chegando ao final depois de 5 anos de casamento.
Surge então na sua vida a figura da artista plástica japonesa Yoko Ono.
Yoko foi responsável por Lennon colocar em prática tudo o
que lhe era negado enquanto parte dos Beatles. Sua ideias pacifistas e de
liberdade agora encontravam eco em alguém que ele considerava uma grande
artista e sua alma gêmea.
No seu primeiro encontro pra valer, eles passam a noite
no estúdio caseiro de John em Weybridge, compondo música eletrônica. Essas
gravações somadas aos vocais de Yoko, seriam lançadas naquele mesmo ano com o
título de ‘Unfinished Music Nº1 - Two Virgins’. O disco ficaria mais conhecido
pela foto da capa, em que o casal se apresentava completamente nu.
Enquanto 1969 chegava, John cada vez mais sentia
necessidade de um afastamento dos Beatles. Yoko estava grávida e John
aproveitou para gravar os batimentos cardíacos do bebê. Infelizmente a gravidez
durou pouco e Yoko foi obrigada a fazer um aborto. As gravações de John foram utilizadas
com um novo mix de gritos de Yoko e música experimental para o segundo álbum do
casal, entitulado ‘Unfinished Music Nº 2 - Life With the Lions’.
Em março os dois viajam até Gibraltar onde se casam
oficialmente. Sua lua de mel seria em hotéis pelo mundo afora em que
celebrariam sua união e fariam campanhas pacifistas. ‘Give Peace a Chance’, o primeiro hino à paz
mundial de Lennon é composto nessa época.
Veio a seguir, mais um disco de música vanguardista e
inacabada celebrando o casamento dos dois,
lançado com o título de ‘Wedding Album’.
No final de 1969 com os Beatles tendo encerrado suas
últimas gravações, John e Yoko embarcam para o Canadá acompanhado de feras como
Eric Clapton, Klaus Voormann e Alan White, onde participam de um festival de
rock pela paz. O concerto tinha as presenças de vários ídolos de John, como
Chuck Berry, Jerry Lee Lewis e Little Richard.
A participação de Lennon nesse festival ficaria
eternizada no álbum ‘The Plastic Ono Band Live Peace in Toronto’ que traria
clássicos do rock como ‘Blue Suede Shoes’ e ‘Dizzy Miss Lizzy’, além do lado 2
todo dedicado a performance de Yoko.
Pode-se considerar que a carreira-solo de John começou
pra valer em 1970. Em fevereiro ele lançou seu primeiro single de sucesso,
‘Instant Karma’, gravado e lançado em menos de 1 mês, com as participações de
Billy Preston (tecladista que tocou com os Beatles) e George Harrison.
Em meados do ano, John começou a preparar um álbum que se
chamaria John Lennon/Plastic Ono Band. O grupo era conceitual, como o próprio
Lennon explicou, e vários músicos passariam pelo conjunto.
O disco acabaria se tornando um marco do rock. Com
canções totalmente voltadas para dentro de si, John, mais uma vez era inovador.
As canções ‘Mother’, ‘Well Well Well’ e ‘I Found Out’,
são exemplos típicos da fase da terapia do grito primal que ele estava
passando, além de anteciparem o movimento punk do final da década.
‘Working Class Hero’ e ‘God’, são nada menos do que clássicos
instantâneos do rock que passaram no teste do tempo.
O trabalho, por seus temas politizados e introspectivos,
parecia à frente de seu tempo e não foi um sucesso de vendas.
Para 1971 Lennon tinha outras ideias. Em Ascot, para onde
havia se mudado com Yoko, ele começou a trabalhar no seu estúdio particular com
o produtor norte-americano Phil Spector em um novo projeto.
Sempre um sonhador criativo e genial, John trouxe uma
canção em que ele vinha pensando há tempos.
Talvez a música mais utópica já gravada – mas sem dúvida
uma das mais belas – ‘Imagine’ se tornaria uma espécie de hino mundial da paz e
da fraternidade entre os homens. John Lennon ficaria eternamente ligado a esta
canção.
O álbum, que também se chamaria ‘Imagine’, trazia também
outras clássicas músicas de John Lennon, desta vez suavizadas com cordas por
Spector, como ‘Jealous Guy’, que é John em sua melhor forma como cantor e
compositor, o marcante ataque a Paul McCartney em ‘How Do You Sleep?’, e
resquícios de rock cru do disco anterior em ‘Gimme Some Truth’ e ‘I Don’t Want
to Be a Soldier’.
Este seria o último disco de John Lennon gravado em solo
britânico. Logo após seu lançamento em setembro de 71, John e Yoko fizeram as
malas e partiram para Nova Iorque. Ele nunca mais colocaria seus pés na
Inglaterra.
Nos EUA o John ativista e politizado veio à tona de vez.
Ele participou de comícios, passeatas, e envolveu-se com ativistas políticos de
esquerda, como Jerry Rubin e Abbie Hoffman.
Em plena era Nixon, ele lança o panfletário álbum, ‘Some
Time in New York City’, em que tenta mostrar todas as causas em que o casal
Lennon estava envolvido. A capa apresenta inclusive uma foto-montagem de Nixon
e Mao Tse Tung dançando completamente nus.
A canção que ficou mais conhecida foi ‘Woman is the Nigger
of the World’, deixando transparecer, ao menos para os holofotes da mídia, um
Lennon mais consciente e menos machista.
A partir desta época, John começaria a sofrer uma
perseguição implacável do governo norte-americano. Um senador descobriu uma
antiga condenação sua na Inglaterra por porte de drogas e pediu a imediata
deportação do ex-Beatle.
Em dossiês que muito mais tarde chegariam ao conhecimento
da mídia, John era considerado um perigo para a sociedade americana.
A batalha duraria três anos e Lennon só a venceria em
1975 após o escândalo Watergate e a renúncia de Richard Nixon.
Enquanto isso, seu casamento com Yoko Ono atravessava um
momento crítico.
Em 1973 ele parecia pouco inspirado quando gravou o álbum
‘Mind Games’.
Apesar de ser um álbum mais acessível que o anterior, o
disco ressentia-se do fato do relacionamento dos dois estar passando por esse período
conturbado. A canção-título foi praticamente a única exceção em um disco
desanimado e previsível.
Quando o álbum foi lançado em novembro, o casal havia
dado um tempo.
John partiu para Los Angeles, acompanhado de sua
secretária May Pang, deixando Yoko tomando conta dos negócios e de seu
apartamento no Dakota.
O tempo passado em L.A., seria lembrado por John como o
‘Lost Weekend’ (final de semana perdido), embora tenha durado vários meses.
Nesse período, Lennon passou a viver basicamente uma vida
de solteiro. Seus parceiros de farra incluíam o baterista do grupo ‘The Who’, Keith
Moon e o cantor Harry Nilsson. Não era raro John ter sua foto nos jornais sendo
expulso de clubes com sinais visíveis de embriaguez.
Mesmo assim ele arranjou tempo para compor.
Após alguns meses ele retornou ao estúdio e desta vez com
composições mais inspiradas. Agora ele demonstrava abertamente a falta que
sentia de Yoko, em canções cheias de remorsos e arrependimentos.
O álbum ‘Walls and Bridges’, lançado em outubro de 1974,
mostrava um John Lennon totalmente renovado.
Seu maior sucesso seria a delicada ‘#9 Dream’, uma
clássica Lennon-song. Outro tiro certeiro nas paradas foi o rockinho “Whatever
Gets You Thru the Night’ com a participação de Elton John dando uma canja no
piano. ‘Bless You’ nos mostra John como um amante apaixonado e arrependido.
Sua amizade com Elton John lhe rendeu um convite para
fazer uma apresentação especial num show do tecladista no Madison Square Garden
em Nova Iorque. John
não sabia, mas Yoko estava na plateia. Quando o show terminou ela o visitou nos
bastidores. Começava ali a reconciliação dos dois.
Em 1975, John volta a morar com Yoko no Dakota e ela logo
engravida de Sean, que nasce em outubro.
John, a partir desse momento, pretende dedicar-se somente
a vida doméstica.
Para uma despedida da carreira em alto estilo, ele lança
o álbum ‘Rock’n’Roll’, composto de covers de rocks antigos que o influenciaram
nos anos 50.
O disco, lançado as pressas devido à pirataria, sofreu
com problemas de produção, mas ‘Stand By Me’ era uma honesta despedida de John,
que fez bonito nas paradas de sucesso.
A gravadora EMI, ciente da intenção de aposentadoria de
Lennon, lança também em 1975,
a coletânea ‘Shaved Fish’, que engloba a carreira do
ex-Beatle a partir de 1969 com seus singles de maior relevância.
No ano de 1976 John cumpre a promessa e se
retira do show business.
Ele passa os anos seguintes cuidando de seu
filho Sean e aprendendo a cozinhar. Yoko se encarrega dos negócios do casal. A
vida deles gira em torno do edifício Dakota, onde além de vários apartamentos,
eles adquiriram um andar somente para escritórios em que Yoko recebia seus
associados.
Lennon também fez uma longa viagem ao Japão
em 1977, aproveitando para se familiarizar com o país do sol nascente.
Após mais de quatro anos de retiro, em
meados de 1979, John começa a compor novamente. Desta vez sua intenção era
falar sobre o tempo em que ficou em casa, cuidando dos afazeres domésticos,
comentar sobre o crescimento do filho e reafirmar o amor por sua musa, Yoko
Ono.
Mesmo assim, Lennon não abre mão de dividir
todo o disco com sua mulher. Mudando o enfoque de seu trabalho experimental e
vanguardista, Yoko compôs músicas mais comerciais, que casaram muito bem com o
rock e as baladas de John.
Em outubro de 1980 um single chega ás lojas
com as músicas ‘(Just Like) Starting Over’/’Kiss, Kiss, Kiss’ para celebrar os
40 anos de John e os 5 de Sean, ambos nascidos no dia 09.
Finalmente em novembro é lançado o álbum
‘Double Fantasy’. Inicialmente recebido com reservas pelo público e crítica, o
disco foi pouco a pouco avançando nas paradas de sucesso dos EUA.
John sentia-se muito a vontade em canções
como ‘Watching the Wheels’, em que comenta que não havia nada de errado em se
afastar da música, e no vigoroso rock ‘I’m Losing You’, que nos mostra um
Lennon ciente de suas fraquezas e inseguranças.
Uma canção bem atípica foi ‘Beautiful Boy’,
dedicada a seu filho Sean, uma bela canção de ninar.
‘Woman’ foi de longe a música mais
executada do álbum. Nela, John agradece a Yoko por lhe ensinar o significado do
sucesso, e a dedica à todas as mulheres do planeta.
Tudo acabou muito rápido. Menos de um mês
depois do lançamento do álbum, John foi assassinado na porta de seu edifício em Nova Iorque quando
voltava com Yoko de uma sessão de gravações do próximo single a ser lançado. A
música tinha o título sinistro de ‘Walking on Thin Ice’ (Caminhando sobre Gelo
Fino).
Sua obra ganharia vários relançamentos de
seus discos nos anos seguintes, além de coletâneas, incluindo a caixa de bônus
e extras ‘John Lennon Anthology’ e outra chmada ‘John Lennon Signature’,
prevista ainda para este ano, com todos seus álbuns reunidos e remasterizados.
A morte de John Lennon em 8 de dezembro de
1980, sepultaria definitivamente qualquer esperança de uma possível reunião dos
Beatles - e, mais do que isso, encerrava uma era da música popular contemporânea.
Publicado no Diário de Sta. Maria em 09 de Outubro de
2010.
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