Total de visualizações de página

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Leituras de Verão!!



Desde maio de 2010 - acho que a feira do livro contribuiu para isso - estou com uma fila enorme de livros para ler. O pior ( ou melhor ) é que ela só aumenta.
Estão na fila: poesias, contos, biografias etc... etc...
Exemplos: Ulisses de James Joyce - em homenagem ao Guina, será que vou ter coragem de ler? -, Ariel de Sylvia Plath ( minha irmã traduziu, vou ter que ler ), Tess de Thomas Hardy, O Gattopardo de Tomasi di Lampedusa, Vinicius de Moraes, Fernando Pessoa, William Saroyan, Albert Camus, Shelley, T. S. Elliot, Robert Burns, John Keats... chega!!
Acho melhor falar do que estou lendo, ou dos que serão os próximos.


Não poderia ficar sem ler a auto-biografia do Keith Richards, apesar de como ele, eu também desconfiar de sua memória! Mas olha, o cara tá mandando bem, estou na metade do livro, e é aquele tipo de leitura que não cansa. Confirmei muito do que já sabia - minha informações bateram com as de Keef em quase tudo -, e o cara é muito cabeça boa. Claro que o centro de suas atenções são os Stones, ele cita os primeiros lugares dos seus singles, etc, etc,,, e omite, claro, o que os Beatles fizeram, antes e melhor... mas nada de mais!
Outro livrinho alto-astral que já bisolhei foi 'O Que Keith Richards Faria em seu Lugar?' de Jessica West! Muito alto astral!!


Os Beatles, sempre tenho que ler algo deles, não sei porque,.... comparecem com um sua vida em quadrinhos: 'The Beatles Experience' da Rock'n' Roll Comics, grafia e produção de Chad Jones desenhos de Patrick Foster e Jaymes Reed.
Pessoal, quem adora Beatles ou gosta de história em quadrinhos, este livro é sensacional!! Conta toda a história dos caras até 1991! As histórias são reais, ou lendas que se afirmaram como realidade. Vale a pena.


Estou lutando desde novembro com a auto-biografia de Charles Mingus, 'Saindo da Sarjeta' ( Beneath The Underdog). Uma tradução mais exata do título seria 'Embaixo do Cu do Cachorro', mas pra que complicar, né?
O livro é bom, mas Mingus - grande baixista de jazz já falecido, autor de álbuns marcantes como 'The Clown', 'Ah Um', 'Oh Yeah' - sempre se refere a ele mesmo como 'my boy' ( o meu garoto ), enchendo um pouco o saco. Sua infância difícil, os preconceitos que enfrentou tanto dos brancos como dos negros estão ali  presentes. Prometo terminar este livro até o fim do.... ano!!
Pelo menos terminei o 'A Love Supreme'  de Ashley Kahn, sobre a feitura desse álbum fantástico de John Coltrane, que já comentei aqui no blog. Recomendo para os interessados em jazz.


Os próximos da fila serão: 'Ponto Final' de Mikal Gilmore, crônicas sobre os anos 60 e nossos heróis!! Gilmore escreveu e escreve para a Rolling Stone. Na minha opinião é um dos caras que mais entende de música, e não é pedante. Mikal tem uma história trágica na família. Nos anos 80, seu irmão Gary Gilmore foi o primeiro americano a cumprir pena de morte após muitos anos. O cara assassinou dois mórmons em Salt Lake City, e depois praticamente implorou para ser executado. Esta história real está no livro 'Tiro no Coração' escrito por Mikal sobre sua família e o caso de seu irmão. Pesadíssimo, mas bom!   


E vou terminar minhas leituras de verão com a história de 'Bonnie & Clyde' de Paul Schneider. A vida dessa dupla de assaltantes foi imortalizada no cinema com Warren Beatty e Faye Dunaway, mas confesso que estou louco para ler algo sobre eles. Como começaram, quantos mataram, etc, etc..hehehe.

Outra hora continuo com a lista!!! Boa leitura!!!

2 comentários:

Debbie disse...

Duly noted, Mestre!! (também ainda não tive 'coragem' para ler o calhamaço do Ulisses...!)

Eduardo Lenz de Macedo disse...

Posta aí, tuas dicas, Debbie!!