Total de visualizações de página

domingo, 23 de janeiro de 2011

Troubled Ocean Blue!


Esse carinha de quem vou falar hoje, talvez poucos conheçam. A maioria conhece, mas não sabe quem é... Estou ajudando? Acho que não. Ele era de uma banda praiana! Ficou fácil...
Dennis Wilson, o baterista dos Beach Boys!
The Beach Boys grande banda californiana, capitaneada por seu excêntrico, talentosíssimo produtor, arranjador e vocalista Brian Wilson! Nos anos 60 os caras rivalizavam com os Beatles! Um de cada lado do Atlântico! 
Reza a história que Paul McCartney ficava de olho no que os caras iam lançar lá pelos idos de 66. Brian obviamente tb ficava de soslaio observando os Beatles...


Moral: após 'Rubber Soul', Brian veio com 'Pet Sounds'!!! Obras perfeitas, magníficas. Paul se inspirou e instigou os ingleses até o 'Revolver'!
Brian não se conformou, ele queria mais... Surgiu a louca ideia de um álbum maluco que nunca se concretizou até o século XXI, chamado 'Smile'! Brian apresentou sintomas de loucura durante o projeto, mas o pior foi que durante esse processo todo, os Beatles apresentaram 'Sgt Pepper's Lonely Hearts Club Band'!!!


Foi o que bastou! Brian Wilson surtou de vez!! O resto é história.... A gente vê hoje Brian compondo e se recompondo, mas podemos ver que ele nunca mais será o mesmo!
Claro que havia drogas na história deles. Os Beach Boys, aparentemente eram muito 'bem apresentáveis', nada como uns meninos surfistas e talentosos.


Infelizmente havia problemas na família dos irmãos Wilson. O pai parecia que não aprovava o seu comportamento e deixava isso bem claro, em discussões históricas com Brian que o levaram ás raízes da loucura.
Bem, onde Dennis entra nisso?


Dennis era 'apenas' o baterista, um cara bem apessoado, que tinha fama de conquistador, mas que foi absorvendo todos os problemas da família e tb curtindo tudo o que os 60 podiam proporcionar!

Podemos notar uma evolução impressionante dos caras, de 65 em diante, tentando acompanhar os Beatles. Não apenas na música. Dennis deixa seu cabelo crescer, vira o típico 'hippie' norteamericano e deixa exposta suas fraquezas ao procurar seguir os 'gurus' que estavam na moda.


Adivinhem quem era um dos gurus? Charles Manson em pessoa!!
O anão maluco e inadaptado, que mais tarde ordenaria assassinatos em massa em Los Angeles, de pessoas inocentes e ( ou ) famosas, incluindo o da atriz Sharon Tate ( nunca perdoarei Manson por isto ). Esta ligação de Dennis com Manson o assombraria pelo resto de sua vida!
O que ficou claro, depois de algum tempo, é que Brian Wilson, considerado o maluco de plantão, era fichinha perto de seu irmão mais novo, Dennis!
Muita gente, nem sabe, mas o primeiro álbum solo de um Beach Boy é de Dennis!!


'Pacific Ocean Blue' lançado em 77, é, meus caros amigos, um chute na cara dos Beach Boys!
Isso pra dizer o mínimo! O cara 'navega', para sermos coerentes, em ritmos que variam do blues ao gospel, e até rock...
As canções, na sua maioria assinadas por Dennis e Gregg Jakobson, além de algumas parcerias com seu outro irmão Carl Wilson, são no mínimo estranhas!
Tive contato, após muita pesquisa com esse trabalho visionário e muito louco, após ele ter estado fora de catálogo por muitos anos.... E o melhor, ele veio em cd duplo, digypak, incluindo o segundo álbum que Dennis começou a trabalhar logo depois do lançamento de 'Pacific...'!!
Este segundo disco, nunca seria terminado. O trabalho que ficou conhecido como 'Bambu ( The Caribou Sessions )', ainda não tinha visto a luz do dia, até pouco tempo atrás.! 

Amigos, Dennis Wilson morreu em 1983, fazendo o que mais gostava, que era surfar!

Seu trabalho solo que agora tenho em mãos, me deixou muito impressionado. O cara tinha talento. Diferentemente de Brian, talvez ele não conseguisse colocar pra fora tudo o que sentia, e quando em trabalho solo isto finalmente aconteceu poucos puderam sentir!  


Este epitáfio acho que lhe cai bem... 'Love Remember Me'!

Nenhum comentário: