Total de visualizações de página

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Cold, Cold, Cold!


Qual a canção que você escuta quando está meio down? Ultimamente, não é apenas uma canção que eu ouço, são álbuns inteiros desta banda de Lowell George chamada 'Little Feat'!
'Cold, cold, cold' é a primeira, 'Willin' é a segunda, 'Trouble'..enfim o álbum 'Sailin' Shoes' inteiro!


Fiquei sabendo agora que o nome da banda veio de uma brincadeira. Lowell George estava tocando com o 'Mothers of Invention' de Frank Zappa, e havia uma piada sobre o tamanho dos seus pés: little feet.
Para homenagear os Beatles acabou virando Fe(a)t!! Beetles = Be(a)tles!

Em 69 George recrutou o tecladista Bill Payne, que havia feito testes para o 'Mothers..', o baterista Richie Hayward e o baixista Roy Estrada este também da banda de Zappa, e estava formada uma bandinha de New Orleans pra ninguém colocar defeito.


Sabem como fui apresentado ao Little Feat? Bem, foi Peter Frampton quem me ouriçou!
Nos idos de 1976, Frampton era o 'cara', e ele falou numa entrevista que sua banda favorita era o Feat!! Uauuu, corri atrás deles!
Hoje já ouço Jimmy Page falar que eles tb eram sua banda favorita, aliás vejo um monte de gente que adora os caras! O Feat era a banda das bandas!! Que bom! Antes tarde do que nunca!


Estou me referindo ao Little Feat de 69/79, até a morte prematura de Lowell George por uma overdose acidental com 34 anos. Bom, pra ser sincero eu prefiro até o terceiro álbum deles, depois foi ficando 'free' demais, e até o George se desinteressou.

Pessoal, os álbuns 'Little Feat' de 71, 'Sailin' Shoes' de 72 e 'Dixie Chicken' de 73, tem que estar em toda discoteca que curta aquele som 'sujo de New Orleans'...
Músicas como 'Easy to Slip', 'Lafayette Railroad' e 'On Your Way Down', esta de Allen Toussaint, o mestre pianista de rythym and blues, são verdadeiras obras de arte.

Tá certo, eu ainda prefiro a 'Willin' com seus versos que ficaram famosos: ('... and if you'll give me... weeds, whites and wine, and if you'll show me a sign, I'll be willin', to be movin'...)!
Curiosidade: esta canção apareceu nos dois primeiros álbuns. No primeiro a guitarra solo foi de Ry Cooder, pq George havia ferido o dedo. No 'Sailin' Shoes', George assumiu a guitarra e deu um banho de interpretação... parece outra música!! E olha que sou fã de Ry Cooder tb!!


Em 1978 os caras estavam meio desligados. Lowell George não estava mais afim de continuar com Payne e Hayward na banda, mesmo assim concordou em fazer um álbum ao vivo. O resultado foi 'Waiting for Columbus' lançado em 79, disco duplo, considerado por alguns o melhor álbum ao vivo de uma banda ( só isso??).


George também lançou seu trabalho solo nessa época.... E depois..... Bem, estou ficando deprimido de novo... vou correndo pra casa pra ouvir...


'Willin'... to be moving'.... Cold Cold Cold!!!


God bless you, Lowell George, take care!!

7 comentários:

Alice's Eyes disse...

Gosto muito do teu modo de falar sobre a história das bandas, músicos e músicas. É de fácil assimilação, mesmo pq eu não conheço NADA! Sou dakele tipo de pessoa que só ouve a música, sem saber o seu passado, história ou herança. Aprendo sempre quando leio um novo post teu! Parabéns por mais este, ficou jóia!

Agora, tu perguntou e eu TENHO que responder...

Se eu estiver deprimida e quiser um motivo pra me matar, acredito que ouvir qualquer coisa do Calypso, ou 'falcetes' da Joelma, seja o suficiente pra um suicídio rápido com um tiro nos tímpanos!!!

Mas, prefiro chorar ou sorrir ouvindo Creedence Clearwater Revival!

PS.: podias fazer um post sobre eles pra eu poder aprender mais sobre minha banda preferida!

Eduardo Lenz de Macedo disse...

Puxa Alice, que bom saber que tenho uma pessoa lendo meus posts, e curtindo, o que é mais legal ainda!!

Outra maneira fácil de chegar ás raias da loucura é ser trancado num quarto e obrigado a ouvir Milton Nascimento (me perdoem seus fãs), o dia todo em alto volume!! hahaha.

Anotei sobre o CCR! Se a 'Willin' me curar da depressão eu escrevo...

Alice's Eyes disse...

Miltom Nascimento é tipo porre, mata de inanição, ô cara chato, afinado, mas de uma música muito chata!
Quer me ver irritada é eu ter que ouvir coração de estudante. Bah, foi um período horrível akele da morte do Tancredo! Miltom e Fafá direto na TV!!!!!!!

Alice's Eyes disse...

Auto-Marketing

Bah, já que ficaste tão feliz com a minha presença assídua, tu podia me retribuir dando uma olhadinha em meu blog, de vez enquando, e comentar se possível (sem sacrifícios).

Só não espere encontrar textos tão bons!

http://aliceseyesalice.blogspot.com/

Eduardo Lenz de Macedo disse...

Hehehe, eu ia citar a 'Coração de Estudante,,, hehehe credo!!
Seu desejo é uma ordem... tentei 'seguir' o teu blog mas não consegui!!

Eduardo Lenz de Macedo disse...

Agora já sou seguidor..hehehe.

Alice's Eyes disse...

Eu vi! E comemorei muito!!!
Valew!