Total de visualizações de página

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Who's Next







A banda inglesa 'The Who', foi sempre considerada um dos pesos pesados do rock britânico da década de 60 e 70.
Junto dos Rolling Stones, do Cream, do Led Zeppelin, do Kinks, e, claro, dos Beatles, foi uma das poucas bandas que chegou ao estágio de super-grupo.
 Liderados pelo carismático guitarrista Pete Townshend, a banda também contava com o talentoso vocalista Roger Daltrey, o baixo esperto e competente de John Entwistle, e a máquina de bater nos tambores, o maluco Keith Moon.
O início do 'The Who' foi arrasador em 65 com o álbum 'My Generation', e a canção-titulo viraria um lema de rebeldia de quem não queria envelhecer. Em 67 outro trabalho instigante chegou com 'The Who Sell Out'.


Em 1971, portanto, a banda já estava escaldada de tanto sucesso, além de estar careca de tanto tocar o álbum da ópera-rock 'Tommy', composto por Townshend em 69, e que seria levado as telas em 1975.
Na verdade os caras não aguentavam mais o 'Tommy', e sentiam que tinham ainda muita coisa nova pra mostrar ao mundo. Surge assim, 'Who's Next'.




O álbum contém alguns clássicos instantâneos. 'Baba O'Riley', é uma homenagem de Pete ao seu guru, que estava lhe apoiando em um momento pessoal crítico.
A inspirada 'Bargain', é um dos rocks mais poderosos já composto pela banda, e até hoje soa atual. A composição de Entwistle chamada 'My Wife', tornou-se obrigatória nos shows ao vivo do grupo.
Outra música imortal é 'Behind Blue Eyes', uma linda balada, com vocal inspiradíssimo de Daltrey.
Pra encerrar o disco de maneira gloriosa, surge o petardo sonoro 'Won't Get Fooled Again', em que Moon chega ao ponto de destruir sua bateria.


'Who's Next' talvez tenha sido o último pico da banda. Apesar de outra ópera-rock chamada 'Quadrophenia', ter feito algum sucesso em 1973.
Com a morte de Keith Moon em 1978, a banda deveria ter encerrado as atividades. Eles ainda insistiram durante algum tempo, com o baterista substituto Kenney Jones, mas já não era a mesma coisa.
Em 2002 durante ensaios para novas turnês, John Entwistle também veio a falecer.




Como gosto dos tempos bons do 'The Who', o programa para esta quarta-feira é colocar o vinil do 'Who's Next' pra rodar, acompanhado de imagens da banda nos anos 70!


Este foi um grupo de respeito!    





Nenhum comentário: