Total de visualizações de página

quinta-feira, 24 de maio de 2012

O Piano de Nicky!





O piano não deve ser um instrumento fácil de se tocar. Agora você imagina tocar piano numa banda de rock! Bem complicado.
Alguns músicos porém, parecem ter um talento tão especial, que suas contribuições ao piano se destacam mesmo em rocks pesados e distorcidos.
Nesta situação estavam gente como Billy Preston, Ian Stewart, Gary Wright, Chris Stainton, Gary Brooker, Chuck Leavell e para mim o maior deles: Nicky Hopkins.


Este inglês, magro e introvertido, tocou com muita gente boa, sendo o seu trabalho com os Stones o mais reconhecido. Além dos Stones, Nicky participou de sessões do Led Zeppelin, do Kinks, de Jeff Beck ( 'Truth', 'Beck-Ola'), do Who ('Who's Next'), e tocou em 'Revolution' dos Beatles na versão single, além de muitos outros.
Com os Rolling Stones, seu trabalho foi desde o 'Between the Buttons', em 67, até 'Emotional Rescue' em 1980. Além de várias turnês com a banda, algumas de suas melhores gravações incluem 'She's a Rainbow', 'Sympathy for the Devil', 'Time Waits for No One' e 'Waiting on a Friend'.




Em carreira-solo, Nicky pagaria o preço, como muitos outros músicos, de não ser um grande cantor. Apesar disto, no seu álbum 'The Tin Man Was a Dreamer' de 1973, temos oportunidade de ouvir sua voz em algumas belas baladas e rocks agitados. Deste seu trabalho solo, participaram ninguém menos que os guitarristas George O'Hara (Harrison), Mick Taylor, ex-Stones e Chris Spedding. Também se fizeram presente o baixista Klaus Voorman e o saxofonista Bobby Keys. Sem dúvida um time da pesada. Destaca-se neste trabalho a cativante instrumental 'Edward', seu apelido desde 1968, época do álbum 'Jamming With Edward', em que Mick Jagger, Bill Wyman, Ry Cooder e Charlie Watts fizeram uma 'jam' improvisada com Nicky. 


Em uma conversa com John Lennon no início dos anos 70, Hopkins se queixou de ter sido pouco lembrado para tocar com os Beatles. Lennon lhe disse que eles achavam que Nicky estava muito envolvido com os Stones, por isso não o convidavam. Nicky ficou muito chateado. Ele teria optado pelos Beatles.


Se com os Beatles reunidos, as oportunidades foram poucas, com eles separados, Nicky Hopkins não tem do que se queixar. Ele carrega o título de ter sido o único músico do planeta a tocar em pelo menos um álbum de todos os ex-Beatles.
Sua maior ligação a princípio foi com John, com quem tocou no álbum 'Imagine', em canções como 'Jealous Guy' e 'Oh My Love'. Ele tocaria também no single 'Happy Xmas' e no álbum 'Walls and Bridges' de 74.
Com Ringo Starr ele participou de seu melhor disco: 'Ringo' de 73 e de 'Goodnight Vienna' (1974). Já com George Harrison ele tocaria em 'Living in the Material World'.
Sua ligação mais complicada seria com Paul McCartney, e ele só foi participar de um álbum de Macca em 1989, na canção 'That Day is Done', do disco 'Flowers in the Dirt', com seu piano inconfundível.




Apesar desta grande honra, Nicky Hopkins, em seus últimos anos reclamava de não ter recebido royalties das gravações em que participou como 'session-man' ao longo de sua vida. Para compensar as perdas financeiras, no início dos anos 90 ele passou a trabalhar em trilhas-sonora de filmes no Japão.


Nicky morreu em 1994 aos 50 anos de idade. Uma perda prematura de um imortal do rock! 





Nenhum comentário: