Total de visualizações de página

domingo, 27 de maio de 2012

O Fascínio das Capas!





Será que existe alguém que gosta de música e que não curta as capas dos discos? Bem, estou falando principalmente das capas dos LPs. Com a chegada do CD, elas perderam muito de seu charme. É muito fácil hoje você ter que recorrer a uma lupa para poder pelo menos conseguir ler o track-list dos CDs, o que é uma pena. Então surgiram as chamadas 'edições de luxo', que trazem os CDs embalados quase como um LP. Mas a discussão que vou trazer mais adiante, em outra postagem é 'LP ou CD - Qual o melhor e porque'? Por enquanto quero comentar apenas sobre as capas, e claro, quero me referir principalmente ao tamanho padrão de LP.
Mesmo as capas dos discos podem ser divididas por categoria. Existem as capas voltadas totalmente para o lado comercial, como por exemplo as capas dos discos de Roberto Carlos. Não tenho nenhum preconceito contra o 'rei', mas todas parecem iguais, e trazem somente seu nome. O disco nem tem título. Você vai me dizer que RC não precisa de título, ele já é suficientemente conhecido! Então se ele é tão conhecido assim, porque não ousar mais nas capas?




Quero comentar aqui sobre as capinhas como forma de arte. Desde os anos de ouro do jazz, as capas foram ganhando importância dentro da indústria musical. Talvez elas não fossem tão criativas quanto as que mais tarde foram criadas com a chegada do rock'n'roll, mas também marcaram época. Seu foco era principalmente na iluminação, geralmente com 'close' dos artistas. Destaco principalmente as capas do selo 'Blue Note', em que sempre em tons de azul escuro, o músico despontava de maneira impressionante.


Nos anos 60, com os Beatles invadindo o mercado, as capas ganharam o status definitivamente de obra de arte! Podemos citar aqui algumas capas da banda que inovaram e foram copiadas e imitadas exaustivamente ao longo dos anos. A primeira foi a capa do álbum 'With The Beatles' de 1963. A foto preta e branca da capa mostra os rapazes vestidos de preto, com cara séria, e uma iluminação lateral. O responsável pelo click foi o fotógrafo australiano Robert Freeman, amigo dos rapazes, e que seguiu suas instruções. Os Beatles queriam um estilo de foto parecido com as que foram batidas por Astrid Kirchherr, em Hamburgo, na Alemanha no início dos anos 60. Freeman teve pouco tempo para colocar os caras posicionados em um corredor de hotel, com a luz vindo da janela de um quarto com a porta aberta. Simples e sofisticado!




'Rubber Soul', foi também um marco. Novamente Freeman clicou os Beatles no jardim da casa de John em Kenwood. Ao mostar os slides para os rapazes, um negativo voou, e se posicionou sobre outro, gerando um efeito distorcido de imagem! Imediatamente os meninos perguntaram se podiam ter algo assim. Freeman assentiu e trabalhou numa foto que mostra os Beatles com um efeito alongado de imagem, o que seria considerado um dos primeiros trabalhos no estilo psicodélico. Além é claro, do formato da palavra 'Rubber Soul' na capa.
As inovações não paravam de surgir. Com 'Revolver', os Beatles - sempre no controle da situação - resolveram mudar tudo. Chega de só fotos na capa. Eles contataram o artista gráfico e músico alemão, Klaus Voorman, também seu amigo dos tempos de Hamburgo, e solicitaram a Klaus uma colagem de fotos suas, misturadas a um desenho dos 4 rapazes pelo próprio Voorman. Inovadora e inesquecível!
A mais conhecida? Disputa dura entre 'Sgt. Pepper's' e 'Abbey Road'! A primeira foi um trabalho meticuloso de Paul McCartney junto ao artista inglês Peter Blake. Os carinhas escolheram ídolos deles e posaram junto a eles em uniformes militares da banda do sargento Pimenta. Foram clicados por Michael Cooper. No segundo eles pediram ao fotógrafo Ian MacMillan que os clicasse atravessando a rua em frente ao estúdio de Abbey Road. Histórico!
Poderia também citar o 'White Album', com sua imagem totalmente branca, bolada por Paul e Richard Hamilton. Depois das imagens saturadas de 'Pepper', nada como a simplicidade!




Para quem curte mesmo as capas que fizeram história ao longo dos tempos, tenho algumas sugestões. A primeira é o livro '1000 Record Covers' (Taschen/1996) de Michael Ochs. Ochs é um colecionador de LPs, talvez um dos maiores do mundo, e disponibiliza 1000 capas de sua coleção particular. Você vê pelas fotos, que elas foram tiradas de LPs mesmo.
A segunda dica é o livro '100 Best Album Covers - The Stories Behind The Sleeves' (DK Book/1999) de Storm Thorgerson & Aubrey Powell, dupla mais conhecida pelo nome de 'Hipgnosis', responsável por milhares de capinhas da indústria da música, notadamente da banda Pink Floyd. Como o próprio nome do livro informa, este trabalho mostra 100 capas - as melhores segundo a dupla - com todos os detalhes sobre elas. Trabalho de peso.




A terceira sugestão é o livro 'The Greatest Album Covers of All Time' (Collins & Brown/2005). O título parece um pouco pretensioso, mas o livro vale a pena principalmente pela presença de Barry Miles - autor da biografia dos anos 60 de McCartney - além de Grant Scott & Johnny Morgan. A impressão que dá é que cada um deles selecionou suas capas favoritas e escreveram sobre elas. Belo trabalho!
Sobre o jazz, a sugestão é 'Jazz Covers' (Taschen/2008) de Joaquim Paulo. Com várias entrevistas de pessoas ligadas ao jazz, e fotos históricas, este livro aborda sua trajetória desde os anos 40 de A a Z! Interessantíssimo!
A última dica é o recente livro 'The Art of the LP - Classic Album Covers 1955-1995' (Sterling/2010) de Johnny Morgan (novamente) e Ben Wardle. Este livro tem uma apresentação fantástica, com uma capa protetora de plástico vermelho. Seu conteúdo porém, é mais interessante ainda, com as capas sendo divididas em várias categorias como 'Rock & Roll', 'Sex', 'Art', 'Identity', 'Drugs', 'Ego', 'Real World', 'Escape', 'Politics' e 'Death'. Sensacional!




Era isso amigos, depois deste papo só me resta colocar um vinil na vitrolinha - estou pensando em Ry Cooder e o disco 'Get Rhythm' -, e folhear as páginas deste livros que com suas capas, marcaram muitos momentos de nossas vidas!
  


3 comentários:

Ana V. disse...

Se eu tivesse que eleger as minhas capas preferidas, seriam:
1. Dark side of the moon, Pink Floyd
2. In the Court of the Crimson King, King Crimson
3.Fragile, Yes
4.Sticky fingers, The Rolling Stones
5.Beggar's Banquet, The Rolling Stones
6.Terrapin Station, Grateful Dead
7.Nevermind, Nirvana
8.Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band, da ex-banda do George Harrison
9.Concert for Bangladesh (a capa de 72)
10.Billion Dollar Babies, do Alice Cooper.

Ana V. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Eduardo Lenz de Macedo disse...

Vejamos algumas que eu gosto:

1-With The Beatles (da banda do Macca)
2-Five Leaves Left- Nick Drake
3-Underground- Thelonious Monk
4-It's Only Rock'n'Roll- Stones
5-All Things Must Pass- do tio George
6-Let it Bleed- Stones
7-Stand Up- Jethro Tull
8-Sgt. Pepper's (Paul e convidados)
9-Electric Ladyland- Jimi Hendrix
10-Sting- Bring on the Night.