Total de visualizações de página

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Pura Diversão!!



Em 1988 George Harrison perambulava por Los Angeles com seu amigo e produtor Jeff Lynne. Os dois acabavam de lançar o álbum 'Cloud 9', de George, e estavam curtindo o sucesso. Em um boteco qualquer eles encontraram o guitarrista Tom Petty, tomando umas que outras. George de cara disse pra Petty que queria lhe mostrar uma música que deveria fazer parte de um single que seria lançado logo.
Todos partiram para a casa de Bob Dylan e seu estúdio particular. Bob colaborou na canção, mas Harrison disse que faltava um título para ela, Dylan olhou ao redor e viu umas caixas que diziam: 'Handle with Care' (Segure com Cuidado). Nascia a primeira colaboração do Traveling Wilburys! Mas espera aí, eles precisavam de um cantor. Roy Orbison, saindo de uma semi-aposentadoria foi chamado. O resto é só diversão!!!




O 'Vol. 1' lançado em 1989, além da 'Handle with Care', tinha alguma faixas que na época inundariam as rádios com seus timbres diferenciados. A  levada balanceada de 'Last Night', a extrapolada de Orbison em 'Not Alone Anymore', e Dylan em ótimos momentos como 'Congratulations' e 'Tweeter and the Monkey Man'. O que ficou de melhor foi a sensação de que todos curtiram muito tocar junto.
Abro um parêntese para dizer que a participação de Jim Keltner na bateria merecia ter seu nome listado como um sexto Wilbury.
A produção a cargo de Otis Wilbury (Lynne) e Nelson Wilbury (George) foi perfeita, e o sucesso foi arrasador.




Ninguém falou em turnês, talvez pela pouca vontade de Harrison em se comprometer com shows ao vivo. Dylan também tinha seus próprios compromissos, mas ficou agendada uma nova reunião para breve.
O inesperado aconteceu em dezembro de 88 com a morte de Lefty Wilbury (Roy Orbison), então os 4 remanescentes da família Wilbury resolveram lhe prestar uma homenagem com um álbum que se chamaria "Vol.3"!!!
Tão bem curtido pela banda como o primeiro trabalho, talvez tenha faltado apenas canções tão inspiradas quanto o outro. Mesmo assim Muddy Wilbury ( Tom Petty) e Boo Wilbury (Dylan) se destacam em pegadas mágicas como 'Inside Out' e '7 Deadly Sins'. George, agora Spike Wilbury, capricha numa versão apaixonada de 'You Took My Breath Away' e o disco se encerra com a banda querendo ensinar uma nova dança ao povo: 'Wilbury Twist'!




E foi essa a história de uma banda de brincadeira, que fez tudo aquilo que a gente espera de muita banda de verdade: músicas que empolguem!
George Harrison disse certa vez: 'Temos o melhor compositor do mundo (Dylan) e o maior cantor (Orbison), então somos uma das melhores bandas do mundo!"
Faltou dizer que o Traveling Wilburys também tinha um dos melhores guitarristas do planeta, que se chamava George Harrison, e um talento enorme para se divertir!! 




Nenhum comentário: