Total de visualizações de página

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Porque Macca é o que é...


Com o cd novo de Paul McCartney na mão, comecei a pensar de novo em sua longevidade artística. Falo isto, não por ele ainda gravar e compor aos quase 70 anos, mas por ele querer sempre inovar.
Não bastasse os álbuns regulares de rock, os de música clássica, seus experimentos com Youth no 'The Fireman', pinturas, desenhos para criança, etc... etc... Macca agora investiu no jazz!
Jazz, quer dizer, as músicas que ele curtia quando criança. Não é nenhuma novidade um cantor de rock fazer isto. Porém a ideia que me passa é que Paul gravou estes standards, apenas porque gosta. Porque quis curtir. Dizem que ele teve até medo da reação dos críticos...
Em comparação com Rod Stewart por exemplo, que há pouco tempo lançou nada menos do que cinco gravações neste estilo, os méritos de Paul saltam aos olhos. Stewart pra começar deu a impressão que tinha encontrado um filão, e quis investir com força nele. Caça níqueis talvez. Seus álbuns soavam todos iguais pra mim!



Acho que Paul vai se contentar com apenas este, e depois partirá para seus discos com composições próprias, que é o seu campo preferencial.
Claro, que podemos citar duas canções de Macca em 'Kisses on the Bottom': 'My Valentine' e 'Only Our Hearts', e me atrevo a dizer que elas me soaram melhor que a parcerada já famosa!
Eric Clapton dá uma canja bem suave em 'My Valentine' e Steve Wonder capricha num solo de harmonica em 'Only Our Hearts', mas a base toda do disco se deve as interpretações seguras de Diana Krall no piano e John Pizzarelli na guitarra e violão. Paul apenas cantou, pela primeira vez em sua vida!
Das músicas tradicionais, fico em dúvida qual ele cantou melhor, talvez 'Always' de Irving Berlin seja minha preferida.



É um discaço? Nada disso. Paul canta com competência, mas não é um talento nato para este tipo de música! Algo de novo aqui? Não, apenas sua aposta que consegue passear por todos os ritmos e formas musicais.
Em tempos bicudos para a música, penso que este álbum vai trilhar um caminho de sucesso, porque muita gente esperava algo assim dele. Seu público alvo será as pessoas de sua faixa de idade para cima. O que também quer dizer - money or cash!
Para mim o melhor trabalho de sir James Paul McCartney será sempre o próximo!!!



Nenhum comentário: