Total de visualizações de página

domingo, 19 de fevereiro de 2012

O 'Velho' Voltou!



Conheci a música do poeta Leonard Cohen em meados dos anos 80, na casa que minha irmã Malu dividia com o Fernando Bueno em Porto Alegre.
Eles partiram para uma esticada em Gramado naquele fim de semana que apareci por lá, mas me deixaram duas coisas que foram muito bem aproveitadas: uma garrafa de Jack Daniels e um disco de Leonard Cohen - havia também um do Kris Kristofferson, mas é uma outra história que contarei em outra ocasião!
O vinil se chamava 'Songs of Leonard Cohen', e ele me atingiu como se fosse um trator! Leve e macia, a voz de Cohen trai um sentimento e uma entonação que dificilmente se encontra por aí.
Sobre sua poesia, penso que é desnecessário entrar em detalhes, basta ouvir "Suzanne', 'So Long, Marianne', 'Bird on the Wire', 'Who by Fire', 'Hey, That's No Way to Say Goodbye' e tantas outras.


Depois daquele final de semana regado a muita música e muito Whisky, fui correndo a loja mais próxima e tentei achar alguma coisa do Mestre. Infelizmente, vim a descobrir que o 'velho' não era muito conhecido por aqui, e era raro pintar algo dele. 
Acho que consegui tempos depois, graças ao Fernando e suas inúmeras viagens ao exterior, um cd com o melhor dele e mais adiante um álbum ao vivo.
Consegui assistir sua apresentação no festival da Ilha de Wight, onde ele arrasou em 1970, com uma crítica mordaz a guerra do Vietnã e aos políticos em geral.




Pois bem, o velho deu um tempo na música  nos anos 90, praticamente desaparecendo dos holofotes da mídia. Tempos depois ele contaria que resolveu frequentar um mosteiro e meditar para tentar curar seu vício em Prozac e outros medicamentos. Nesse meio tempo seu empresário simplesmente desapareceu com sua grana. Cohen foi obrigado - nós agradecemos a este empresário - a retornar à ativa.
Seu retorno foi triunfal. Ele se apresentou em 17 de julho de 2008 na O2 Arena em Londres, e os frutos desse show antológico são o CD e o DVD 'Live in London' lançados em 2009, e que resumem de maneira fantástica toda a carreira deste cara que hoje aos 77 anos ainda canta e compõe muito.
'Dance Me to the End of Love', 'Democracy', 'First We Take Manhattan' e If It Be Your Will' se destacam, e provam que Leonard funciona ainda melhor ao vivo!
Faltava um álbum de músicas inéditas, e agora não falta mais. 'Old Ideas' chegou e mostra as novas poesias do velho. Nada de excepcional, porém o normal dele é um nível bem acima da média de outros artistas. Vale a pena curtir 'Going Home' 'Darkness' e 'Banjo'.




Ultimamente Cohen tem sido acompanhado por uma banda muito competente além de 3 backing vocalistas que são um arraso: Sharon Robinson e The Webb Sisters ( Charley e Hattie).


Bem, amigos, não me arrependi daquela visita ao Fernando e a Malu. Talvez ele tenha sentido falta de uma garrafa de Jack Daniels e deve ter achado um vinil meio 'gasto', mas isto faz parte da vida!


Em tempo, o Fernando Bueno além do bom gosto musical - Cohen foi motivo de muita discussão entre nós em rodadas de chopp por aí - é um fotógrafo de nível mundial, e ah sim, é irmão do Eduardo 'Peninha' Bueno!
Boas lembranças! 
  



Nenhum comentário: