Total de visualizações de página

quarta-feira, 2 de março de 2011

Dizzy Gillespie no Brasil



Uma pequena raridade chegou as lojas! O cd 'Dizzy Gillespie no Brasil com Trio Mocotó'.
O grande trumpetista norte-americano e ícone do jazz, andou por estas bandas em 1974. Ele conheceu o pessoal do 'Trio Mocotó' e resolveu gravar com eles aqui mesmo.
Estas gravações foram deixadas de lado por Gillespie, e somente agora, 37 anos depois estão sendo divulgadas. A fita das gravações foi recuperada ao acaso por Jacques Muyal, grande amigo de Gillespie.
Muyal teve trabalho para identificar os músicos que participaram do projeto. Finalmente ele descobriu que a banda que acompanhou Dizzy até São Paulo em 1974 tinha Al Gafa na guitarra, Earl May no baixo e Mickey Roker na bateria.


O Trio Mocotó era composto por João Parayba na percussão, Nereu Gargalo no pandeiro e Fritz Escovão na cuíca. Quem dá uma canja no vocal é a cantora de jazz Mary Stallings em 'Evil Gal Blues'.
Gillespie na época tinha 57 anos e dizem que ele queria "reencontrar a sonoridade ideal, porque a música boa, de um modo ou de outro, tem cor negra." Sua intenção era produzir algo como um 'sambaBop'
As sessões que se realizaram no Estúdio Eldorado levaram 3 dias e foram realizadas no mês de agosto. Ao final, Gillespie colocou a master debaixo do braço e sumiu com ela.


Pelo que estou ouvindo, ainda bem que elas foram reencontradas!

4 comentários:

Alice disse...

E brasileiro tem MUITA imaginação mesmo... Trio Mocotó
ParaYba com Y
Gargalo e
Escovão...

Só brasileiro gosta e acha legal se auto-esculhambar... hehehehe

Eduardo Lenz de Macedo disse...

huahauhau. É verdade!!

Eduardo Lenz de Macedo disse...

Outros músicos brasileiros que estavam no estúdio: Branca de Neve no surdo, Teo na cuíca, Rubetão, Jair e Carlinhos nos pandeiros.... Nomes mais 'normais'... hehehe.

Francisco Oliveira disse...

O y assim como gg chr ph pp mm nn ct cç. Para Parahyba, Gymnasium, Christo, Mattos, Acção, Acto, Phonetica, etc eram corrente na ortográvia antiga ou arcaica (nos tempos do império e um pouco depois).
-
Pergunta. Segundo se comenta Dizzy Gillespie tocou com Primptéas de Alvarenga Passos numa de suas vindas ao Brasil... Sabe algo???
-
http://oguararense.blogspot.com.br/2013/02/historia-da-musica-em-guarara.html