Total de visualizações de página

domingo, 13 de fevereiro de 2011

David Hemmings - 'Happens'




Em 1966, Michelangelo Antonioni queria um ator 'desconhecido' para o papel do fotógrafo Thomas, em 'Blow-Up', seu primeiro filme em lingua inglesa, ambientado na Londres da época.
Hemmings era um ator de teatro, que já havia feito várias peças e também muitos filmes 'B'.
Terence Stamp queria desesperadamente este papel, mas não houve jeito, o escolhido foi mesmo David.


O filme foi um sucesso de crítica e público, talvez o único de Antonioni em toda sua carreira, e o 'baixinho' David Hemmings foi elevado a condição de astro, e símbolo sexual da 'swinging London'.
Pode-se dizer que ele aproveitou bem a fama! Logo a seguir ele participaria de mais três filmes que emplacaram. ' Camelot', 'Barbarella' e 'A Carga da Brigada Ligeira', contariam com atuações competentes de David, que o mantiveram nos holofotes da mídia. 
  

Algo que poucos sabem porém, é que Hemmings também se aventurou na música! Em 1967, quando estava no auge do sucesso, este inglês foi a Los Angeles, e travou contato com o pessoal dos Byrds.
Surgiu a ideia de um álbum com David cantando.
Gravado sem expectativas, de forma experimental e ousada, o disco 'Happens', foi praticamente ignorado na época, e hoje faz parte da discoteca de poucos - aos quais me incluo - fãs de David ou da década de 60.


O álbum abre com uma canção perdida de Gene Clark chamada 'Back Street Mirror', que David ouviu no estúdio e fez questão de gravá-la. Um achado! Esta faixa foi produzida por Leon Russell.
'Reason to Believe' de Tim Hardin é outra pérola do disco. Hemmings adorava o trabalho de Hardin.
Temos também duas faixas totalmente experimentais: 'Talkin' L.A.' e 'War's Mystery', ambas com música de Roger McGuinn e Chris Hillman e letra de Hemmings. As duas são praticamente declamadas por David, enquanto a banda capricha  num acompanhamento estranho e dissonante, incluindo um saxofone ao fundo. 


Outro destaque são as canções 'After the Rain' e 'The Soldier Wind' - esta, composta especialmente por Bill Martin para David.
A produção do trabalho ficou a cargo de Jim Dickson, e todos os Byrds deram sua 'mãozinha'. O engenheiro de som, foi outra figurinha da época chamado Jim Messina.

Logo depois dessa aventura, David Hemmings deixaria a música de lado e investiria na produção de séries para a TV. Um de seus produtos que fez mais sucesso foi 'Magnum' com Tom Selleck.
A partir dos anos 90, Hemmings volta a aparecer em grandes produções do cinema, incluindo uma ponta em 'Gladiador', mas aí já gordo e irreconhecível.

Hemmings teve uma vida pessoal conturbada e vários casamentos, sendo que o relacionamento com a atriz Gayle Hunnicutt lhe deu seu único filho chamado Nolan - certamente uma homenagem ao seu personagem, o Capitão Nolan do filme 'A Carga da Brigada Ligeira'.

David morreu em 2003 de ataque cardíaco!


3 comentários:

Debbie disse...

Que belo 'resumo detalhado' (habilidade muito tua!!) da carreira do Hemmings!! Só o vi no 'Blow Up' e foi suficiente pra gostar dele de cara! E eu não sabia que ele estava no Barbarella!
Quanto ao CD, estava engavetado faz tempo e me deu vontade de curtir de novo! Minha audição de hoje, hehe!!

Eduardo Lenz de Macedo disse...

Debbie, descobri este disco por acaso. Resolvi prestar mais atenção nele, e tem coisas ali bem legais! Despretensioso, porém tem seu charme.

Debbie disse...

Sim, lembro desta descoberta por acaso. Ainda bem, né? Charmoso, sim!!