Total de visualizações de página

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Cartas de John Lennon!




Quem disse que cartas estão fora de moda? Ao menos neste caso não estão não!

Hunter Davies, jornalista e escritor inglês autor da única biografia autorizada dos Beatles, passou 10 anos de sua vida pesquisando sobre a correspondência de Lennon, e chegou a um resultado mais do que satisfatório!
'The John Lennon Letters' ('As Cartas de John Lennon', Planeta, 2012) está pintando por aqui.

Davies fez este belo trabalho de pesquisa junto a amigos, conhecidos, parentes e pessoas totalmente desconhecidas, que tiveram a honra de receber uma carta, um cartão postal, um rascunho, ou até um bilhete de John. Inclua-se nisto até uma lavanderia! Dificilmente John escrevia algo, sem colocar um desenho anexo, o que torna as cartas por si só, um objeto de arte lennoniana!
John Lennon, é notório, sempre foi o mais letrado dos Beatles. Tinha a gostosa mania de escrever e desenhar bastante. Seus livros 'In His Own Write' (1964) e 'A Spanniard in the Works' (1965), (ambos publicados num volume único pela Editora Brasiliense aqui no Brasil, com o título de 'Um Atrapalho no Trabalho' nos anos 80, com a transcriação única do poeta Paulo Leminsky), deram uma mostra do talento de John nas letras. Talento esse que era inspirado em Lewis Caroll, Tennyson e Browning, entre outros poetas e escritores favoritos de Lennon. Esses dois livros são best-sellers até os dias de hoje, e a nova geração costuma estudar as letras (e as músicas dos Beatles) nas universidades americanas.


As cartas são divididas por fase. Desde a primeira, quando John tinha 10 anos, e mandou um agradecimento por um presente de Natal a sua tia, passando por dedicatórias, cartas para seu pai Freddie, da estada na India, em 68, das disputas judiciais pela Apple e suas brigas com Paul, seus anos politizados nos EUA, até um último autógrafo escrito num pedaço de folha, na tarde de 8 de dezembro de 1980.
Enfim, mais um 'produto beatle' de primeira! Enjoy!!!






2 comentários:

Lizzie Bravo disse...

oi eduardo, você esqueceu de mencionar que tem dois cariocas neste excelente livro, fernando de oliveira e eu.

Eduardo Lenz de Macedo disse...

Ok, Lizzie! Farei esta correção assim que terminar de ler 'as cartas'!! Sorry!!!
Abração!!!