Total de visualizações de página

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

A História de Astrid e Stuart!




Talvez a parte menos conhecida da saga dos Beatles - sua passagem por Hamburgo e a saída de Stuart Sutcliffe da banda - ganhou as páginas de uma graphic novel, escrita pelo alemão Arne Bellstorf.

Eu já havia comentado dois posts abaixo um pouco sobre as turnês dos Beatles em Hamburgo. Mas se você quiser saber toda a histórinha de amor que rolou entre Astrid Kirchherr e Stu, você tem que levar prá casa o livro de HQ 'Baby's in Black' (8Inverso, 2012)!

A apresentação do livro - são 200 e poucas páginas - é muito legal. Você pode até escolher a cor da arte da capa. Amarela, azul ou vermelha? Fiquei com a vermelha, por motivos óbvios!
 Os desenhos de Arne remetem ao clima soturno e pesado da Reeperbahn dos anos 60, e, sim, às fotografias da época de Astrid Kirchherr. A HQ é toda desenhada em preto & branco, com um traço bem simples, o que ás vezes confunde o leitor, porque Klaus Voormann, o ex-namorado de Astrid, fica parecido com Stu (sem óculos).
O que salta aos olhos, porém, são os diálogos, que cumprem com eficiência seu papel de mostrar o que rolava na Hamburgo de 60/62.
Fiquei orgulhoso ao saber que meu amigo, o santamariense, Márcio Grings, fez o posfácio deste trabalho! Como ele escreve, em uma de suas sacadas, sempre inteligentes, "Há rock nesta HQ".


Você parece sentir todo o clima do Kaiserkeller, do Indra.... Não se espante se você ficar um pouco surdo com o barulho da música e com os gritos dos alemães, lembre-se que você está lendo (ouvindo) também sobre os Beatles em sua encarnação mais roqueira e barulhenta! Os punks seriam piada perto deles em 1961!
A tradução é de Augusto Paim - que já havia trabalhado em uma graphic novel alemã sobre Johnny Cash - e de Cássio Pantaleoni.
Acho que ficou faltando - propositadamente - uma nota sobre o autor, Arne Bellstorf, para acompanharmos melhor seu trabalho.
Estávamos carentes de um trabalho desse nível, que fizesse justiça aos primeiros anos dos caras, mas mais ainda, este livro fica como uma homenagem a personagens importantes e desconhecidos do grande público, como Astrid, Klaus Voormann, Stu e Jurgen Vollmer, que ajudaram a fazer a história da melhor banda que o mundo já ouviu!
        



Nenhum comentário: