Total de visualizações de página

terça-feira, 12 de junho de 2012

Paul McCartney - O Meu 'Top 40'!





Inspirado por uma semana toda dedicada a Paul McCartney, resolvi escolher as minhas 40 canções favoritas de Sir James! Devo dizer que a tarefa se revelou árdua, e após noites e mais noites em claro cheguei a seguinte listagem:


1- Penny Lane- Paul não era muito de reminiscências, mas provavelmente influenciado por John (In my Life, Strawberry Fileds), fez uma reconstituição na sua cabeça de uma Liverpool mágica. O ritmo é contagiante.


2- Eleanor Rigby- Tudo bem, 'Yesterday' veio antes, mas Eleanor Rigby consolidou Paul - e os Beatles - como compositores 'sérios'.


3- Let It Be- Composta na fase turbulenta da separação, Paul a atribuiu a um sonho com sua mãe, que o confortava, dizendo que tudo daria certo. Piano de Paul, e guitarra de George são os destaques. 


4- Band on the Run- Uma das melhores canções da carreira-solo de Paul. Mudanças de ritmo, muita percussão, guitarras, e um belo arranjo a tornam especial. 


5- With a Little Help From My Friends- Composta para o vocal de Ringo, ela soa atual até hoje, com versões arrasadoras. A de Joe Cocker, por exemplo, é antológica..  


6- Oh! Darling- Paul treinava toda manhã ao chegar ao estúdio para que seu vocal soasse com a crueza necessária de quem tinha cantado o dia todo, e ele conseguiu.

7- Maybe I'm Amazed- Canção cultuada por muitos como uma das mais belas músicas românticas já escritas. O solo de guitarra, tocado por Paul, - que aliás tocou todos os instrumentos - é outro ponto alto.


8- Back in the USSR- Rock de primeira, e Paul tocando bateria, além de baixo e guitarra.


9- I Saw Her Standing There- Para primeira música do primeiro álbum dos Beatles, um grande rockinho, uma amostra do que estava por vir.


10- The Long and Winding Road- Outra da fase difícil da separação dos Beatles, mas mais uma peça criativa e instigante de Macca. Infelizmente, no álbum Let It Be, ela foi suavizada e acrescentada de coral por Phil Spector.


11- All My Loving- "A primeira das grandes..." segundo Lennon. A guitarra de George arrasa.


12- She's Leaving Home- Brian Wilson dos Beach Boys, a considerava uma das melhores canções já compostas. Um tema real sobre uma jovem abandonando a casa dos pais, que Paul leu nos jornais. Arranjo de Michael Leander.

13- Get Back- Inspirada em conflitos raciais com paquistaneses na Londres do final dos anos 60. Era anti-racista, apesar de muita gente não entender. John achava que Paul estava mandando Yoko 'voltar pro seu lugar...'


14- For No One- Junto com Eleanor Rigby e Yesterday, pode se considerar como uma trilogia erudita de Macca. Sua relação com Jane Asher estava azedando.

15- Paperback Writer- Produção inovadora, na esteira de 'Rubber Soul', e antecipando a revolução que viria com 'Revolver'. Paul toca baixo Rickenbacker, em vez do velho Hoffner. O som mudou!


16- Too Much Rain- O 'Chaos and Creation..' é pra mim, sem dúvida, o melhor trabalho solo de Paul. Esta canção ele conta que foi inspirada em 'Smile' de Charles Chaplin. Tão charmosa quanto, mas mais romântica.
.
17- Junk- Esqueçam a simplicidade da gravação caseira e prestem atenção na melodia, e na letra triste. É Macca no seu melhor.


18- Mull of Kintyre- O single mais vendido no Reino Unido por quase uma década. Homenagem ao seu 'spa' na Escócia.


19- Yesterday- Esta é só a canção mais regravada de todos os tempos! Paul sonhou com a melodia, acordou e foi direto ao piano... Depois o cara não é gênio..... A letra inicial era: "Scrambled eggs, oh baby, how I love your legs..." hahaha.




20- Sgt Pepper's- Toda a ideia do álbum foi de Macca. Esta introdução, mudaria o curso da música pop.


21- Follow Me- Outra do 'Chaos...' Me parece uma canção visionária.


22- Ob-la-di Ob-la-da- Dos tempos da India em 68. Uma brincadeira, que a maioria das pessoas não entendeu - Lennon inclusive - mas que serviu para apresentar o reggae aos branquelos.


23- Live and Let Die- Tinha que ter pique para ser canção de James Bond, o 007! Ao vivo é imbatível!


24- When I'm 64- Canção vaudeville, e homenagem ao velho Jim McCartney!


25- Blackbird- Politizada, coisa rara em Paul. Os Black Panthers estavam no auge em 68. O violão rouba a cena.


26- She Came in Through the Bathroom Window- Se fosse concluída talvez fosse uma das melhores peças Beatles. Faltou algo, mas mesmo assim, a entrada de Paul após o medley de John é antológica. Joe Cocker, sabe o que é bom!


27- Letting Go- Outra pérola escondida nos álbuns de Paul. Esta é só para quem curte o charme romântico do baladeiro McCartney.


28- We Can Work It Out- Mostra o lado otimista de Macca em contraste com o pessimismo de John. Nada como resolver os problemas, não é?


29- I've Got a Feeling- Rockão, em que Macca descarrrega muito de sua adrenalina, no final dos Beatles. Impressionante como ainda saía música de qualidade, apesar de todos os problemas.


30- Mamunia- Acho essa uma clássica de Macca. Percussão, baixo marcado, simplicidade e ao mesmo tempo soa exótica! Gravada durante um toró na Nigéria.


31- Hope of Deliverance- O cara compõe fácil, grava fácil, e a coisa vira um sucesso! É simples. Ao menos parece!


32- Ebony and Ivory- Paul chamou Steve Wonder, para gravar este hino contra o racismo. Hoje tem gente que critica este esforço. Uma pena.


33- Birthday- Paul pensou: vamos nos reunir e cantar uma canção juntos... John, George,  Ringo e suas esposas e namoradas participaram e a festa rolou solta.
  
34- You Won't See Me- Típica da época das briguinhas com Jane Asher, sua namorada que estava mais interessada na carreira. Simples e direta.


35- The End- Só por ser a última canção já seria clássica, mas com seu verso final lembrando que o que aqui se faz, aqui se paga..... Não precisava mais nada depois disto!!!


36- Can't Buy Me Love- Paul adorou quando Ella Fitzgerald gravou esta. Ele deve ter pensado: "Bem, nós conseguimos"!!!


37- Things We Said Today- Ainda sobre seu relacionamento com Jane. Paul estava apaixonado por ela na época.


38- My Love- Canção de 73 para Linda. Sucesso em single, e um exemplo de que a banda Wings, não era ruim. O solo de guitarra de Henry McCullough é contundente.


39- Let'em In- Versatilidade ao extremo de Macca. Ele sabe tirar leite de pedra. Letra simples, convidando os mais chegados a visitá-lo, e instrumentação enxuta. Resultado: sucesso!


40- Coming Up- Mega-hit de 1980. Paul a compôs em 79, mas só a lançou em single, após a experiência desastrosa de sua prisão no Japão. Foi direto pro nº1!


   


Bonus:
41- Another Day- Pode se considerar esta canção como a Eleanor Rigby Pop. Tão densa e dramática quanto a canção de 66, porém mais digerível!


42- Helter Skelter- Rock da pesada feito pra competir com The Who! Hoje uma das favoritas nos shows ao vivo.


43- Rock Show- Outra abertura de shows. Em 1975, ela colocava peso no álbum 'Venus and Mars'.


44- Mrs. Vandebilt- Ritmo pulsante, que hoje em dia Paul recuperou para os shows ao vivo.


45- 1985- Se destaca pelo belo piano de Macca. Era uma canção em que ele tocava praticamente todos os instrumentos. Como se tornaria natural.


46- Getting Better- Otimista como sempre. Feita de encomenda para Pepper's, após Paul descobrir esta frase dita por um jamaicano amigo dos Beatles - que depois queria os royalties da música...


47- Magical Mystery Tour- Introdução para o filme de mesmo nome feito para a TV em 67. Vibrante e animada. Pena que ficou associada ao filme.


48- Yellow Submarine- O cara sabe fazer música para animar festas, sabe fazer rocks, baladas, vaudeville, reggae, country, blues... Porque não fazer uma direcionada as crianças?


49- This One- Balada de 1989. Uma das mais bonitas que já vi Paul tocar ao vivo.


50- Your Mother Should Know- Charmosa e bonita! Acho que é um resumo das composições de Macca!


Obs.: Como fui esquecer de 'Hey Jude'. Gravação histórica de 68 em que os Beatles conseguiram chegar ao nº 1 com uma canção de mais de 7 minutos de duração. Paul, neste caso lembra do pequeno Julian, filho de Lennon, que estava sofrendo com a separação dos pais.


Obs.II: 'Here Today', 'conversa' de Paul com John após a partida do parceiro também merece entrar na lista!
E assim, as 40 acabaram se tornando 52!!! 













Nenhum comentário: