Total de visualizações de página

quarta-feira, 6 de junho de 2012

O Bruxo de New Orleans voltou!





Seu nome completo é Malcolm John Rebennack Jr. Alguns o conhecem pelo nome mais simples que ele assina em suas composições: 'Mac' Rebennack.
Para quem gosta de um bom rythm'n'blues, porém, ele será eternamente conhecido como Dr. John, o pianista! Mas não se enganem, não é um rythm'n'blues puro, é uma mistura, em que a fórmula varia, mas sempre com muito balanço e tempero.
Enfim, é o som de New Orleans, que ninguém melhor que o 'Doutor' consegue traduzir.
Consta na lenda de Dr. John, que além desses ingredientes, ele também foi aluno de um 'shaman', e se aprofundou nos estudos de 'voodoo'. Tudo isto sempre fez parte de sua música.


Lembro com saudade dos anos 70, quando o seu disco 'Dr. John's Gumbo', caiu nas minhas mãos. A canção 'Iko Iko', era uma parceira inesquecível de sábados insones. Também a 'Blow Wind Blow' e sua composição 'Somebody Changed the Lock' se tornaram inesquecíveis para mim.




Pois bem, Mac Rebennack está de volta. Desta feita com um trabalho gravado em Nashville, com a produção do guitarrista Dan Auerbach. O álbum se chama 'Locked Down', e depois de uma rápida audição, percebi que Dr. John, continua o mesmo. Apenas inventaram uma nova definição para sua música, que agora se chama 'tricknology'!! As faixas 'Big Shot', 'Ice Age' e 'You Lie', certamente são coisas de 'tricknologistas', apesar de eu não fazer a menor ideia do que seja isto!!
Você também pode assistir Dr. John tocar nos DVDs de Martin Scorsese da série 'Blues'. Suas performances geralmente equivalem a aulas de piano.
Ano passado este americano foi parar no Hall da Fama do Rock'n'Roll, o que deve ter sido motivo de piada para ele.
De qualquer forma, é muito bom saber que Dr. John, aos 71 anos, está novamente lépido e faceiro, e quem sabe não pinta uma turnê?    
Adeptos não faltariam!



Nenhum comentário: