Total de visualizações de página

segunda-feira, 11 de junho de 2012

A Arte de Bea Feitler!







Através da revista VEJA fiquei sabendo da publicação de uma biografia de Beatriz Feitler! O livro é organizado pelo sobrinho de Bea, Bruno Feitler, e comentado pelo designer André Stolarski.
Bea Feitler, para quem não sabe, foi uma das maiores 'graphic designers' do mundo. Ela exerceu seu trabalho principalmente em Nova Iorque nos anos 60/70 e início dos 80.




Trabalhou em publicações como 'Senhor' no Brasil, e lá fora em 'Harper's Bazaar', 'Ms', no projeto da volta da 'Vanity Fair' e 'Rolling Stone' entre outras, fez designs de capas de discos, e trabalhou em sintonia com vários fotógrafos famosos, entre eles Richard Avedon e Annie Leibovitz. O estilo de Bea tinha muito a ver com o Brasil, apesar de morar nos EUA. O uso de cores fortes e vibrantes, misturadas com fotografias e uma tipografia ousada, davam pistas de uma evidente latinidade. 




A dupla Bea e Annie por sinal, foi responsável por uma das capas de revista mais famosa de todos os tempos. A histórica foto de John Lennon nu, abraçado a Yoko, vestida, - que foi clicada por Annie, horas antes de seu assassinato, - foi capa da Rolling Stone em janeiro de 1981. Bea bolou a foto sem 'chamada' alguma, dando ampla visibilidade apenas a imagem do casal apaixonado. A capa é de arrepiar se pensarmos no que aconteceu.




Outro trabalho interessante foi o projeto visual para o livro 'The Beatles' de Geoffrey Stokes, publicado em 1980. Na capa e contra-capa, as imagens de Paul e John, em fotos da época da Beatlemania, são colorizadas e trabalhadas por Andy Warhol, o mago do underground novaiorquino (na edição americana a capa se desdobrava com George e Ringo) . Bea Feitler ajustou perfeitamente o desenho de Warhol para uma capa que por si só já vale o livro, além de todo o planejamento visual


.
Entre as capas de discos, seu melhor trabalho talvez tenha sido com os Rolling Stones, no álbum 'Black and Blue' de 1976. Em poses cuidadosamente elaboradas por Bia, os Stones se espalham pela capa, em ângulos simétricos. Big shot!


Enfim, estou curiosíssimo para ler esta biografia, publicada pela CosacNaify, em que seu trabalho finalmente ficará mais exposto aos seus fãs brasileiros. O livro é recheado de fotos da arte de Bea.
A carioca Bea Feitler, faleceu em 1982, e agora, 30 anos depois, finalmente deverá ter todo seu trabalho reconhecido no Brasil.



Nenhum comentário: