Total de visualizações de página

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Hunter S. Thompson


Em 2005 o escritor Hunter S. Thompson meteu uma bala na cabeça!

Esta notícia me chamou a atenção em algum lugar, e desde então procurei conhecer um pouco de sua obra. Consegui acesso a alguns de seus artigos, entre eles o famoso 'O Kentucky Derby é Decadente e Depravado', de 1970, em que Hunter havia sido contratado para escrever sobre essa famosa corrida de cavalos. Acontece que Hunter junto com um amigo tomou um porre que durou vários dias, e suas 'impressões' sobre a corrida se misturaram a divagações alcoolizadas, junto a críticas ao modo de vida americano e sua própria interferência nos acontecimentos. Este foi considerado o primeiro fruto do 'jornalismo Gonzo'.


Seu primeiro livro de sucesso foi 'Hell's Angels', no qual Hunter investiu algum tempo de sua vida convivendo com essa gangue de motociclistas americanos. O resultado foi considerado um clássico moderno.

Em 1971, ele publicou 'Medo e Delírio em Las Vegas', a partir de uma série de artigos que apareceram na revista Rolling Stone. No livro, um alter-ego de Hunter, acompanhado de um amigo, viaja até Las Vegas para uma corrida de motocross, com o porta-malas de seu conversível, lotado de todo tipo de drogas, em busca do 'sonho americano'!


A surpresa final veio em 1998 com a publicação de 'Rum' ( Diário de Um Jornalista Bêbado), que Hunter iniciara em Porto Rico na década de 60. Johnny Depp, parceiro de Thompson, estrelaria uma versão para o cinema de 'Rum'. Este livro já prenunciava as inovações literárias mais tarde utilizadas por Hunter.

 
Democrata convicto, Thompson, participou ativamente da campanha de George McGovern nos anos 70, em que acabou derrotado por Richard Nixon.
Em 2003, um de seus últimos trabalhos foi uma crítica mordaz ao governo de George W. Bush, chamado 'Reino do Medo.'
Seu estilo de escrever, seus livros, seus artigos, tudo se confundia com sua vida, em que a moderação nunca seria bem-vinda!


2 comentários:

Aguinaldo Medici Severino disse...

marcelo.
estou sempre a espiar tuas dicas culturais e musicais.
coisas boas.
are you ready for the blues (from sir eric claptom)
abraços
guina

Eduardo Lenz de Macedo disse...

É isso aí, Guina! Participe sempre. Pois é, tô me preparando pro dia 6!! Consegui convencer o Rogério a ir tb! Tu não vai nessa?? Abração.