Total de visualizações de página

domingo, 4 de setembro de 2011

Fred Neil - The Other Side!


Alguns anos atrás, uma amiga me perguntou se eu tinha alguma coisa do Fred Neil. Fred Neil??? Quem é?
"Puxa vida, você não conhece?" Aí ela me refrescou a memória. "O cara que compôs 'Everybody's Talkin', tema do filme 'Midnight Cowboy' e que estourou na voz de Harry Nilsson".
Aaaahhhh, agora sim!!
Não querendo deixar claro minha ignorância quanto a pessoa e a carreira de Fred Neil, fui correndo baixar o que pudesse encontrar dele.


Acho que consegui o melhor! Seu álbum 'Fred Neil' de 1966, aquela capa aí de cima em que ele abraça uma criança - foto sensacional - e em que, além de 'Everybody's Talkin', outros petardos de Neil se fazem presente.
'The Dolphins' que abre os trabalhos é o carro-chefe de sua carreira. 'Sweet Cocaine' e 'I've Got a Secret (Didn't We Shake Sugaree)', também se destacam.


Como dizia o título desta canção, Neil tinha muitos segredos em sua vida particular. Pouco se sabia sobre ele, fora de sua cena da música folk americana, em que foi parceiro de palco de gente como Dave Van Ronk e até Gram Parsons.
No final dos anos 70 Fred abandonou a música e foi viver na Florida, quando, fazendo jus a sua canção dos 'Dolphins', se dedicou a um projeto para salvar os golfinhos da extinção, até dar adeus a este planeta em 2001.


A voz de Neil, uma mistura de Johnny Cash com Roy Orbison, era seu diferencial. Não se acha uma voz assim por aí. O próprio Orbison gravou sua canção 'Candy Man' e o Jefferson Airplane fez uma bela cover de 'The Other Side of this Life'. 
É tudo contigo, Fred!!


Nenhum comentário: