Total de visualizações de página

domingo, 28 de agosto de 2011

Gene Clark - No Other!


 Você lembra do 'The Byrds'? Tenho certeza que sim. Talvez você não lembre do melhor compositor desta banda. Segundo a opinião de Chris Hillman, membro proeminente do Byrds e depois do 'Flying Burrito Brothers', e a minha própria, esta pessoa atendia pelo nome de Gene Clark!


Gene foi um dos membros fundadores da banda, nunca chegado aos holofotes, como Jim McGuinn (mais tarde Roger), mas um compositor e cantor de mão cheia. Com os Byrds com quem ficou durante pouco tempo, sua participação em álbuns como 'Mr Tambourine Man' e 'Turn Turn Turn' é inesquecível. 'Feel Awhole Lot Better', foi seu primeiro sucesso, seguido por 'Set You Free This Time' e 'She Don't Care About Time'.

Se o Clark dos Byrds era interessante, o da carreira-solo foi mais. No início não foi bem carreira-solo. Ele 'cometeu' um álbum maneiro com os Gosdin Bros', em 1967, em que 'So You Say You Lost Your Baby', matava a pau.
Seguiu-se uma dupla mais country impossível: 'Dillard & Clark'.
Impressionante a modéstia deste homem que deixou Doug Dillard ter seu nome em destaque. Desta fase inspirada de sua carreira, Clark emendou clássicos do naipe de 'Why Not Your Baby', 'The Radio Song' e 'Polly'.


Uma opinião pessoal minha é que suas melhores canções talvez não tenham aparecido em nenhum álbum oficial. Este erro foi corrigido na coletânea 'Flying High', em que pequenas obras primas como 'The French Girl', 'Los Angeles' e 'Dark Hollow' ganham seu muito merecido espaço.

Em 1971 finalmente Gene lança seu primeiro álbum completamente solo. O disco 'Gene Clark' - mais conhecido como 'White Light' por causa da capa - escancara o talento deste americano do Missouri. 'With Tomorrow' e 'Spanish Guitar' - a música que Bob Dylan queria ter composto - alavancaram este trabalho nas paradas. Mas paradas de sucesso não tinham nada a ver com Clark, que também detestava voar e se apresentar ao vivo, o que causou transtornos a sua carreira.


Gene continuou compondo em ritmo acelerado no decorrer da década de 70, apesar de seus problemas com o álcool. 'Roadmaster' em 72 trazia as inspiradas 'Full Circle Song' e 'In a Misty Morning'.
No final da década de 80, Gene Clark, já com graves problemas de saúde fez parceria com a cantora country Carla Olson no álbum 'So Rebellious a Lover', em que 'Fair and Tender Ladies' se tornaria um clássico.


Após um longo período lutando contra seu vício, Clark faleceu em 1991 aos 46 anos de idade. Seu talento foi tardiamente reconhecido por milhares de pessoas, além de seus companheiros músicos, para quem sempre fora um ídolo. Sua influência na música contemporânea, country-rock e pop é considerável. Em seu famoso álbum 'Raising Sand', o ex-Zeppelin Robert Plant e a cantora country Alison Krauss, prestam uma homenagem emocionante ao 'roadmaster', como Gene era conhecido, em 'Polly' e 'Through the Morning, Through the Night'.
Quem conhecia Clark e sua música, como Sid Griffin, ex-'Long Ryders', que era um dos seus maiores fãs,  sabia que ele estava sempre 'flying high'!

Para seu epitáfio nada mais apropriado: 'Harold Eugene Clark  -  No Other'.  

   

2 comentários:

Debbie disse...

Não conheço muito do trabalho dele, mas acho sua voz muito bonita! E a "Fair and Tender Ladies", apesar de triste, pra mim, é linda!!

Eduardo Lenz de Macedo disse...

É linda sim, Debbie! Vc tem bom gosto!! Todo o trabalho dele é bonito. Porém a 'Fair...' talvez já seja um Clark meio que se despedindo! Uma perda enorme, e muito cedo!