Total de visualizações de página

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Wings Greatest - 1978


Em meados dos anos 70, começou a virar moda entre os grandes nomes da música, lançar um álbum com seus maiores sucessos. Nomes consagrados como Bob Dylan, Janis Joplin ( postumamente ), The Mamas and Papas e muitos outros já haviam parido o seu 'The Greatest Hits' ou o 'The Best of...'.

Eu, particularmente, nunca gostei muito de comprar os maiores sucessos de determinado artista, sempre preferindo conferir toda sua obra, se eu a achasse interessante. Muitas vezes as melhores músicas se escondem lá num cantinho do lado 2, ou num lado B de um single.
Enfim, os ex-Beatles também entraram na onda da coletânea com seus maiores 'hits'. O mais surpreendente é que foi Ringo Starr, o primeiro dos carinhas a lançar seus sucessos.
Em 1975, a Apple Records terminava sua primeira fase de vida, e o contrato dos Beatles com a EMI expirava. Ringo e George mudariam de casa. Ringo iria para a RCA e George para a Warner. John se aposentaria por algum tempo, e Paul McCartney seria o único a continuar na EMI/Capitol.
 
Para aproveitar sua saída, Ringo lançou em 75 o disco 'Blast From Your Past', contendo alguns singles de sucesso como 'It Don't Come Easy' e 'Back to Bogalloo' e músicas de seu álbum 'Ringo' de 73, de sua curta carreira-solo.
John, antes de se retirar lançou 'Shaved Fish', também em 75, com um belo apanhado de canções de 'JL/Plastic Ono Band' (70) até o 'Rock'n'Roll' (75).  
Harrison, já em 76, lançou seu 'The Best of...' em que se misturavam seus hits dos Beatles, com os da carreira-solo, uma bela miscelânea.


Faltava o Macca, mas como ele continuou na EMI, não houve pressa. O homem dos mega-hits, foi o último a lançar o seu.
Finalmente em 1978, após  a recepção moderada que 'London Town' recebeu, a companhia de Paul resolveu investir em seus hits solos.
O título já deixa dúvidas: "Wings Greatest'! Para os desavisados poderia parecer uma coletânea somente da banda Wings, mas como a maioria das pessoas confundia Paul com Wings, tudo deu certo. Aliás, este deve ter sido o direcionamento do projeto, pois aqui aparecem canções de Paul antes de formar a banda, como 'Another Day', que abre o disco, seu primeiro single de 1971. E, convenhamos, um de seus grandes trabalhos-solo. 
Incluída nesta categoria também está 'Uncle Albert/Admiral Halsey' de seu álbum 'Ram' de 1971, antes da formação do Wings.
Apresentadas de forma aleatória aparecem grandes hits como 'Silly Love Songs' (76), My Love (73), 'Live and Let Die' (73) e 'Mull of Kintyre' (77),  junto à grandes canções do nível de 'Band on The Run' (73), 'Hi, Hi, Hi' (72) e 'Jet' (73).


Completam o álbum, 'Junior's Farm' (74), a dispensável 'With a Little Luck' (78), além de fraquinha também fora lançada pouco tempo antes, e 'Let'em In' (76).
Enfim, foram 12 canções escolhidas provavelmente jogando todas as músicas de Paul pra cima e pegando as que caíssem em cima do disco...
Temos que lembrar que estávamos no tempo do vinil, e que não caberia muito mais do que isso no LP. 

Em 1987 Paul voltaria ao 'assunto' lançando o "All the Best", já então com uma carreira mais prolífica e podendo colocar mais canções.
De qualquer forma, senti falta de 'Maybe I'm Amazed', de 'Let Me Roll It' e de alguma canção de seu disco 'Venus and Mars' de 75. Talvez 'Listen to What the Man Said' pudesse fazer parte, ou 'Letting Go', que apesar de não ter feito tanto sucesso, foi lançada em single.

Na época do lançamento dessa coletânea, Paul McCartney já estava remontando o Wings, que partiria para sua última fase de vida nos anos de 78/79/80. O baterista Steve Holly já andava aparecendo em clips de Paul desde 'With a Little Luck', e o próximo a ser contratado seria o guitarrista Laurence Juber.
Enquanto aguardávamos mais um álbum de estúdio de Macca, aproveitávamos seus sucessos!!

Ahhhh, a capa foi uma sacada da Linda McCartney que custou uma fortuna!!!


Nenhum comentário: