Total de visualizações de página

domingo, 5 de dezembro de 2010

Christmas Songs!


Ao longo dos anos a gente vai se acostumando a ouvir no Natal, aquelas canções tradicionais, que nossos avós provavelmente já estavam carecas de curtir!
Porém, algumas com mudanças nos arranjos, uma guitarra aqui, uma bateria mais pesada ali, se transformam totalmente!
Melhor ainda, é vc ouvir canções cantadas do jeito que nossos músicos favoritos enxergam o Natal! Ainda melhor, é quando os caras compõe especialmente pro Natal!!
Bem, vou dar algumas dicas... Nenhuma novidade!!


Os Beatles por exemplo: John compôs em 1971, talvez o maior hino ao Natal e a paz mundial  que se tenha notícia nos tempos modernos: 'Happy Xmas ( Was Is Over)'. No auge da guerra do Vietnã, Lennon conseguiu matar dois coelhos!! Esta canção, é fácil notarmos, sobreviveu ao tempo, até hoje é sinônimo de Natal.
George, compôs em 1974 uma musiquinha sem maiores pretenções, mas que se encaixou bem no espírito natalino da época. 'Ding Dong; Ding Dong', fez sucesso em single, mas hoje está esquecida, injustamente.
Paul, quis também fazer sua participação natalina em 1979, com 'Wonderful Christmastime', também lançada em single. Bonitinha, mas também descartável!


Ringo, o 'jokerman', se aventurou em um álbum inteiro de Natal. 'I Wanna Be Santa Claus', lançado em 1999, e pouco conhecido até por beatlemaníacos de carteirinha, celebra o Natal em alto estilo. Ringo mistura rocks compostos especialmente para o disco, com canções tradicionais. Até aquelas canções que os Beatles lançavam especialmente para os fãs clubes, ganham espaço com 'Christmas Time is Here Again', chatinha por sinal! Entre Ringo e Santa Claus, ficamos com o Papai Noel.


Uma cantora pouco conhecida aqui, lançou em 2002 um trabalho bem feito com músicas de Natal. Connie Evingson, de Minneapolis, terra do Jayhawks (tinha que ser boa), caprichou no repertório, e como boa cantora de jazz que é, a coisa ficou fácil. O grande momento do disco é uma suite, em que ela interpreta várias canções natalinas de diferentes regiões, como Arábia e Rússia. Tive a sorte de receber este álbum autografado ( Pô, eu não sou castelhano, Connie)!


Uma voz que sempre me atraiu foi a de Aimee Mann. Ouvi ela pela primeira vez, cantando Beatles no filme 'I Am Sam', e depois fiquei fanzão dela. Álbuns como 'Bachelor nº 2 or the Last Remains of the Dodo' (1999) que contém delícias como 'Save Me' e 'Calling It Quits', e 'Lost in Space' (2002), com a pungente 'Pavlov's Bell', são provas indiscutíveis de seu talento como cantora e compositora.
Em 2006,  'One More Drifter in the Snow', também misturando as tradicionais natalinas com outras compostas especialmente pra ocasião, me fizeram a cabeça!


James Taylor, quem diria? O 'sweet baby', também fez seu álbum natalino em 2006! 'Winter Wonderland', 'Jingle Bells', 'Some Children See Him', e a deliciosa e jazzística 'Baby, It's Cold Outside', em que James faz dueto com Natalie Cole, que fazem parte do disco 'At Christmas', mostram que o cara ainda tem bala na agulha.
Bob Dylan também se rendeu ao Natal no ano passado, com o disco 'Christmas in the Heart'. Temos que louvar suas intenções: o lucro foi revertido para proporcionar uma ceia natalina digna ás crianças carentes norte-americanas.


Um outro evento beneficente de Natal foi organizado em 1999, e contou com as participações de Eric Clapton, Bon Jovi, Tracy Chapman e Sheryl Crow entre outros. Toda a renda deste concerto ao vivo e do álbum foi direcionado para os jogos Para-Olímpicos.


Destaco também, cantoras como Laura Fygi e Sarah Brightman, com álbuns totalmente dedicados à melhor época do ano!!
Alguém lembra de Laurence Juber? Guitarrista do Wings na última formação? Ele agora mora em L.A. e toca apenas violão solo. Seu álbum 'Winter Guitar' de 1999, também é uma aula de como se tocar o Natal na viola.


Pra terminar, fiz minha seleção de músicas natalinas. Alguns não foram citados mas caíram bem, como Jimi Hendrix tocando um medley: 'Little Drummer Boy/Silent Night/Auld Lang Syne' ( de arrepiar). Os Beach Boys também se fazem presente com  seus vocais redondinhos, e, ouso dizer que Johnny Mathis fechou com chave de ouro, com sua versão cantada da 9ª sinfonia de Beethoven 'Ode to Joy'.


Brothers, I wish you peace!!

8 comentários:

Alice's Eyes disse...

Eu não comemoro Natal, mas meu pai tinha um disco compacto de 1970 - The Jackson 5 Christmas Album da Motown Records. A voz do Michael era, de fato, a mais marcante.
Achava muito engraçada a frase: 'Eu vi mamãe beijar Papai Noel'.

Eduardo Lenz de Macedo disse...

O Jackson 5 fez parte da minha infância, e o Michael tinha a voz mais aguda de todos!

Eduardo Lenz de Macedo disse...

Mas que Papai Noel malandro esse, Alice... hehehe!

Alice's Eyes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Debbie disse...

Uma das seleções de Christmas songs mais ternas que tive o privilégio de ouvir (e ter)!!

Eduardo Lenz de Macedo disse...

Thank you, I'm glad you like it!!

Róbson Reis disse...

Olá
Pena que somente agora, em 2011, acessei o seu blog. A seleção está ótima.

Eduardo Lenz de Macedo disse...

Legal, valeu Robson!!