Total de visualizações de página

domingo, 5 de dezembro de 2010

Monk & Trane


Acordei hoje com essa dupla em mente! Eles colaboraram em vários projetos desde 1957, com o álbum 'Thelonious Monk With John Coltrane' pela Riverside, em que pérolas do repertório de Monk desafiavam a capacidade de Trane no tenor. Clássicos como 'Ruby, My Dear', 'Trinkle, Tinkle' e 'Epistrophy' fazem parte dessa gravação histórica.
Vou ouvir daqui a pouco a famosa gravação ao vivo no Carnegie Hall em NYC, feita em 29 de novembro de 1957, com os dois acompanhados por Shadow Wilson na bateria e Ahmed Abdul-Malik no baixo. Prestem atenção em 'Evidence' e 'Blue Monk'!!

 
Deixei por último uma carta escondida na manga...'The Complete 1957 Riverside Recordings', em que vários takes inéditos nos dão a noção do quanto era árduo o trabalho dessa dupla.
Dizem que Monk tinha uma paciência inesgotável com Trane, ensinando ao amigo, nota por nota, como ele achava que seu sax deveria soar. Não há dúvidas que Coltrane aprendeu muito com Monk. 


Logo em seguida, cada um partiu para novos caminhos!
Monk, desenvolveria melodias inesquecíveis em seu piano intrincado, como em 'Monk's Dream', onde a faixa-título, 'Bright Mississippi' e 'Five Spot Blues' são belos exemplos da técnica única e inacessível para muitos de Monk.


Trane, passaria a improvisar cada vez mais, e em 1960, lançou aquele que na minha opinião é o álbum mais perto do que se poderia chamar de 'Free Jazz', mas com nuances clássicas.
'Coltrane's Sound' nos apresenta 'The Night Has a Thousand Eyes', 'Central Park West', 'Equinox'..... que seleção, irmãos!!

Bem, não tem como descrever melhor esses caras, o jeito é ouví-los!!!
Um ótimo domingo à todos, com Trane & Monk!!

Nenhum comentário: