Total de visualizações de página

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

John Lennon, o Santo ou o Músico?

Trinta anos antes da data de hoje, a coisa ficou preta! Mataram nosso herói! Lembro de estar com um certo mal-estar aquela segunda-feira, feriado por aqui, e também que a tal notícia iria me atingir só na terça-feira pela manhã!

  
Algumas coisas continuam a me irritar ano após ano - talvez seja o TOC -, nessa época. Além do trabalho mais corrido, gente com o espírito natalino embaixo do cu do cachorro, estressadíssimas, achando que são as únicas que tem pressa no mundo... Enfim, vou parar por aqui. Não era esse o 'espírito' do tópico.
John Lennon foi assassinado há 30 anos! Talvez seja isso que me tire um pouco à paz nestes tempos brabos. Mas não é só isso! O que me irrita profundamente é terem transformado o cara num mártir, num profeta da paz, num semi-deus!


Acho que ele não precisava disto! Para John bastava ser conhecido pela sua obra! Como ele cantou em 1970, 'Não existe nenhum guru caindo do céu.'  E, penso eu, não deveríamos tranformá-lo num!
Para o meu gosto, John é um grande cantor, compositor e agitador cultural! Um gênio, sem dúvida nenhuma, mas é por aí! Não é um santo, como disse Paul McCartney.
Sua obra solo, até hoje ouço com atenção, mas foi curta, infelizmente! As boas lembranças são: 'Imagine', 'Mother', 'God', 'Working Class Hero' e '# 9 Dream'.
Sua carreira com os Beatles, que a Yoko, sua esposa, insiste em menosprezar ( e ás vezes em fazer de conta que não existiu ), foi seu melhor momento.
'In My Life', 'Nowhere Man', 'Help!', 'Strawberry Fields Forever', 'A Day in the Life', 'Sexy Sadie', 'Revolution', 'Come Together', são alguns exemplos inesquecíveis.


O John político e ativista que tanto agiu no início dos anos 70, silenciou no final daquela década. Talvez a maturidade tenha batido, ou quem sabe a lição aprendida de que ninguém gosta de ser doutrinado. O certo é que quando seu último disco foi lançado no final de 1980, as ideias eram outras!
Casa, família, o amor pela esposa e a volta ao trabalho eram alguns dos temas de suas canções! 
Não houve tempo para mais, infelizmente! 
Eu aguardava ansiosamente!

Nenhum comentário: