Total de visualizações de página

quinta-feira, 29 de março de 2012

Waters - Com o Muro ao Seus Pés







Quando os primeiros acordes de ‘In the Flesh’ soaram no Beira-Rio no dia 25 de março, domingo, eu ainda não tinha ideia do que esperar do show de Roger Waters.
Eu gostava do Pink Floyd, mas não muito, nunca fui fã de carteirinha. Como a maioria das pessoas, comecei a prestar atenção neles com o álbum ‘Dark Side of the Moon’ de 1972. Depois revi sua história desde os áureos tempos de Syd Barret e seus primeiros discos.


Quando Barrett pirou e foi obrigado a deixar a banda, Waters se encarregou de liderar os colegas Richard Wright, Nick Mason e o novo guitarrista David Gilmour em busca de um som diferente. E eles conseguiram. Após o famoso disco do ‘Prisma’, como ficou conhecido o ‘Dark Side...’, Roger Waters também foi decisivo no excelente álbum ‘Wish You Were Here’, fazendo um tributo a Barrett.


Chegamos então ao ‘The Wall’ álbum trabalhado por Waters em 1978. Ao se dirigir a plateia lotada do Beira-Rio, Roger comentou que em 1978 ele achava que ‘The Wall’ era sobre ele mesmo, mas que com o tempo viu que era sobre Jean Charles – o brasileiro assassinado por engano pela policia num metrô de Londres, a quem o show foi dedicado – e a muitas outras pessoas.
Do show em si, difícil falar. Se você não estava lá, perdeu um dos maiores espetáculos visuais de todos os tempos. Não apenas isso. O som estava perfeito, parecendo vir de todas as partes do estádio. Do avião abatido na primeira canção até o ‘javali voador’ quase no final, o muro se encarregou de destrinchar de maneira espetacular a ópera-rock de Waters!


Foi coisa de primeiro mundo. Não parecia ser apenas ‘efeitos especiais’, eu imaginei uma mega-tela de cinema, em que a banda ia sendo pouco a pouco engolida pelo muro.
‘Another Brick in the Wall’, claro, levou a multidão ao delírio. ‘Goodbye Blue Sky’ é linda, assim como ‘Hey You’. Gosto muito da ‘Comfortably Numb’, uma das poucas parcerias com Gilmour neste trabalho, mas não adianta escolher algumas músicas. O show tem uma unidade! Você tem que acompanhar tudo atentamente, e depois não adianta pedir bis, pois quando toca a última música do álbum, acaba o show.
O que ficou marcado para mim deste show e de Waters em particular, é seu extremo sentimento anti-bélico, - Waters perdeu seu pai na segunda guerra mundial -, sua luta contra as grandes companhias multi-nacionais, e sua notória descrença nos políticos em geral.

                                                                  Foto de Miguel de Macedo

O espetáculo em si, não vou esquecer tão cedo, mas Waters fez mais, ele transformou visual e som em mensagem, e isto é muito mais difícil de se fazer, mas também muito mais autêntico e prazeroso.
Saí de lá de alma lavada! 




2 comentários:

Debbie disse...

Que maravilha!! Obrigada por compartilhar! xx

Eduardo Lenz de Macedo disse...

Maravilhoso o show, Debbie! Quem puder, tem que ir!