Total de visualizações de página

sexta-feira, 9 de março de 2012

George Martin - In Our Lives!



Uma pergunta que 'beatlemaníacos' em geral gostam de fazer, ou quem sabe de imaginar respostas para ela, é a seguinte: 'Quem foi o 5º Beatle?'
Não vou me abster de responder, até porque para mim a resposta é bem fácil. Nunca houve um quinto Beatle.
Sei que há votos para todos os que passaram pelo universo beatle, como o baterista da banda, que saiu pouco antes do sucesso estourar, chamado Pete Best! Não creio, que ele seria o 'quinto' pois ele foi substituído.
 Nessa mesma posição se encontra o amigo de Lennon e talentoso artista das telas (pintor) Stuart Sutcliffe, que deixou a banda em 1960 para seguir sua carreira e morar com sua noiva Astrid Kirchherr em Hamburgo, na Alemanha, e que dois anos depois morreria de hemorragia cerebral.
Ainda existem pretendentes a este posto do lado de fora dos holofotes. Muita gente acredita piamente que Brian Epstein, o empresário - na verdade ele era apenas gerente da loja de discos da família - que descobriu a banda num porão sujo de Liverpool, chamado 'The Cavern', seria este homem. 
Brian, de fato, merece uma menção especial, por acreditar na banda, e tentar de todas as formas possíveis que os rapazes chegassem ao reconhecimento mundial. Porém, Brian era excluído das gravações dos Beatles. Na única vez que se atreveu a dar uma opinião sobre um 'take', foi escorraçado por John, que lhe disse que "você é apenas o homem do dinheiro, o som é conosco."
Outros concorrentes muitas vezes citados, incluem o 'roadie', pau-pra-toda-obra, e antigo leão-de-chácara do Cavern, chamado Mal Evans. Um dos mais antigos amigos dos caras, o gigante Mal participou de tudo com eles, desde o início, mas sem dúvida seria um exagero rotulá-lo como integrante da banda.
Um participante da turma mais antigo que Mal, e ainda mais chegado era Neil Aspinall. Neil, era colega de escola de Pete Best, e começou como motorista do grupo. Com curso técnico de contador, quando a banda terminou, Neil continuou com sua profissão original, até ser chamado nos anos 90 para dirigir os negócios da recém reformulada 'Apple'. Aspinall cumpriu sua tarefa de maneira brilhante até recentemente, quando faleceu de câncer.




Eu disse que não existiu um quinto Beatle? A pergunta deveria ser: "Se tivesse existido um quinto Beatle, quem seria ele?"
Aí sim, me atrevo a responder que ele só poderia ser o seu eterno produtor George Martin!
Não tenho tempo nem espaço aqui para fazer uma devida homenagem a Martin, contando seu início de carreira e como ele se estabeleceu como produtor.
Deixo algumas curiosidades: Martin foi aluno de oboé de Margaret Asher, nos anos 50, mãe da futura namorada e noiva de McCartney, Jane Asher. Antes de começar a produzir os Beatles, George dirigia e produzia discos e atuações no rádio dos Goons - que incluíam Peter Sellers e Spíke Milligan - que os Beatles adoravam quando jovens.
Quando finalmente os rapazes conseguiram um contrato para gravar, o destino lhes apresentou George Martin!
Martin, era um perfeito cavalheiro inglês, e prestou atenção em todos os detalhes das personalidades dos membros da banda. Ele mais do que nunca queria conseguir um sucesso para sua gravadora Parlophone.
Porém, não a qualquer preço. Ele queria gente de talento. Em princípio desconfiado das composições originais de Lennon & McCartney, ele foi pouco a pouco sendo seduzido pelo material inovador dos rapazes. Eles em troca, foram adquirindo confiança para ousar mais.
Martin, isso é óbvio, ensinou todos os truques dos estúdios de gravação aos garotos. E eles aprenderam rápido.
Quando 'Revolver' surgiu em 1966, o jogo do rock e da música em geral,  já estava bem mais alto do que todos imaginariam alguns anos antes. Experimentações, instrumentos exóticos, ruídos do cotidiano, orquestras misturadas com sons de animais, tudo isso foi materializado pelos Beatles, e por Martin!
'Sgt. Pepper's' foi o auge das técnicas multi-funcionais dos Beatles, - particularmente de Paul, auxiliado por Martin, e pelo engenheiro de som Geoff Emerick.
Após a separação dos caras, George continuou sua carreira de produtor, com bandas como America, artistas do nível do guitarrista Jeff Beck, e do próprio McCartney para quem produziu 'Tug of War' e 'Pipes of Peace', entre outros trabalhos.
Martin também foi fundador da AIR, uma associação de produtores independentes da Grã-Bretanha. George havia deixado a EMI-Parlophone em 1966, mas continuara a produzir os rapazes de maneira freelance.
Ele chegou a construir um estúdio de gravação em Montserrat, nos anos 70, onde muita coisa de qualidade foi gravada, até ser destruído por um vendaval nos final dos anos 80.




Amigos, George Martin eu sei, é para muita gente uma pessoa quase desconhecida. Suas composições, que incluem um lado do disco 'Yellow Submarine', fizeram pouco para que ele recebesse os créditos que merecia, além de sua notória timidez, que sempre o atrapalhou.
Para quem quiser conhecer melhor seu trabalho, existem dois álbuns fantásticos: 'George Martin In My Life' de 1998, em que ele 'rege', amigos de sua longa carreira cantando canções dos Beatles. Estes amigos incluem Celine Dion, Jim Carrey, Phil Collins, Sean Connery e sim, 'As Meninas Cantoras de Petrópolis'. Pois é, nosso herói esteve por aqui nos anos 90, e em sua partida foi homenageado por esse coral, em pleno aeroporto. No disco elas cantam 'Ticket to Ride' de maneira emocionante.
O outro trabalho é uma copilação de toda sua vida de produtor, lançada pela EMI em 2001, com o título de 'Produced By George Martin - 50 Years in Recording'. Trata-se de uma 'box' sensacional com nada menos que 6 CDs, em uma embalagem de luxo e personalizada.
Para quem preferir ler - o ideal seria ouvir E ler - existem dois livros publicados pelo Mestre: 'All You Need is Ears' de 1979 (não publicado no Brasil), em que ele conta toda sua vida e seu trabalho na produção e 'Summer of Love - The Making of Sgt. Pepper' de 1994 (publicado no Brasil com o título de 'Paz, Amor e Sgt. Pepper' pela Relume & Dumará), contando as peripécias da gravação de um dos maiores álbuns de todos os tempos. Imperdível!!


Sir George Martin fez 86 anos este ano. Já faz alguns anos que ele vem sofrendo de uma surdez parcial, e agora encontra-se praticamente aposentado. Seu último trabalho foi o álbum 'Love' dos Beatles para o Cirque Du Soleil em parceria com seu filho Gilles Martin, que seguiu os passos do pai na produção.


A piada ficou por conta de Ringo Starr que quando soube que Martin tinha problemas de audição, disse: "George está surdo de um ouvido, ele agora só grava em Mono."


O reconhecimento veio por intermédio de seu amigo Paul McCartney:


'Day With George'


"You have had your white hair cut.
Your son resembles you closely.


Memories slip across
The even landscape.


Gauntlets of close-packed
Road cones,
Heading for the cool zone.


Hearing less, you still make
Plans to set the fiddle flying.
Voice colliding, notions stride
And stream bareback
Towards their home.


Let us eat our meal
Near sunlight
With white polystyrene
Apple juice,
Brown slices,
And small packets of
Butter wrapped in gold."      


Amém!