Total de visualizações de página

sábado, 17 de dezembro de 2011

Xiru Lautério e o Nosso Tempo!



Não sei em que planeta eu estava em 2007, mas não tive acesso ao primeiro trabalho do artista gaúcho Byrata, sobre o "Xiru Lautério e os Dinossauros'!
Quadrinhos talvez nunca tenha sido minha praia, mas agora quando confrontado com produtos locais de qualidade e talento do nível do 'Xiru nº2' e do "Coisa de Amador' do Paulo Chagas, comecei a encarar esta arte de uma outra forma!
Claro, eu era fã de Tio Patinhas, Pateta, Pato Donald (dos anos 60)! Gibis de Batman, Homem Aranha, e outros heróis também passaram pela minha mão.
Porém, quando chegamos a ter contato com nossos próprios autores a coisa muda de figura. Terminei de ler o Xiru II agora à tarde, e confesso que foi meio de vereda. Não consegui sofrear a leitura!
A criatividade do Byrata, trazendo Dinossauros para a atualidade, e tendo tudo a ver com Santa Maria e região, realmente é para desarmar o vivente!


Como se não bastasse, o Byrata envolve na sua máquina do tempo - no meu tempo era o 'Túnel do Tempo' - uma gama de cantores e astros nativistas que marcaram época!
 Vibrei ao ouvir (reler) a poesia de Jayme Caetano Braun. O "Bochincho', fazia parte do repertório de um primo que a declamava, sempre que tomava umas a mais! Velhos e bons tempos!
Cenair Maicá estava em alta quando entrei na faculdade, ele e seu 'Canto dos Livres", um marco!
Teixeirinha - sem comentários -, o saudoso Cerejinha,  - lembro que fui colega de seu filho Elton - e tantos outros, me fizeram voltar no tempo, e quase sentir como se estivesse ali, naquela mangueira assistindo os shows desses gaudérios! Esqueci do Gildo.... Larará Larará Larará....!!!


Byrata, precisamos urgentemente contatar esse alemão, o Hauskünstein, talvez com a ajuda do cervejeiro Lippold, e trazer esses caras de volta!
Nunca é tarde para investirmos em criatividade, talento e gente da terra.
Tua história tem tudo a ver com a atualidade e a preservação de nosso habitat. Foi um prazer enorme - graças ao Ronaldo - ler o teu trabalho!
Todo o teu esforço pra concluí-lo valeu a pena!

Nenhum comentário: