Existem alguns candidatos ao posto de maior 'festeiro', maior 'maluco' e de mais 'pirado' do rock!
Falo, do rock dos anos 60 e 70, preferencialmente!
Keith Moon, baterista do 'The Who'? Forte candidato! Maluco mesmo, e bebia todas, além de ter um brilhante senso de humor e energia inesgotável!
Harry Nilsson? Cantor americano amigo dos Beatles, seria outra escolha plausível. Harry era imbatível em suas festas acompanhado de Ringo Starr, John Lennon, Moon, ou quem quer que estivesse disposto a encarar doses maciças de vodca ou conhaque nos anos 70! Grande peça!
Gram Parsons? Figura lendária do country-rock, tinha por hábito ingerir substâncias que, apesar de todo seu talento, conseguiriam miná-lo psicologicamente. Uma grande perda!
Keith Richards, o único ser humano que sobreviveria a um holocausto nuclear - juntamente com as baratas -
é hours concours!!!
O maior deles todos, porém, era um carinha nascido na Carolina do Sul. Seu nome era John Phillips!
John ficaria mais conhecido como 'Papa John', quando junto com as Mamas Cass Elliot e Michelle Phillips (sua mulher na época) e o outro Papa, Denny Doherty, fundou o grupo clássico 'The Mamas and Papas'!
De 1965 até 1968, John, com seu talento único para a melodia e composição, inundaria o mercado com canções também clássicas do nível de 'Monday Monday', 'California Dreamin'', 'I Saw Her Again Last Night', e tantas outras.
Lembram de 'San Francisco (Flowers in Your Hair)'??? Também é dele!!!
Pois bem, John teve um relacionamento turbulento ( seu segundo casamento), com Michelle (ela tinha 18 anos quando casaram). O casamento foi marcado por traições de ambos os lados, inclusive com seu companheiro de banda Doherty!
Quando finalmente o 'Mamas and Papas' acabou em 68, John foi em frente, largando Michelle e preparando seu primeiro trabalho solo.
Apesar de louco, Phillips não era bobo. Quando em 69, começou a gravar 'The Wolfking of L.A.', ele procurou quem? A nata dos músicos disponíveis na California. Quem eram eles? Já falei sobre isto em outra ocasião: os caras atendiam pelo apelido de 'The Wrecking Crew'. Na verdade, eram 'apenas' grandes músicos de estúdio da área, mas que não podiam ser melhores. Ninguém questionava os caras.
E assim, Hal Blaine na batera, Joe Osborn no baixo e Larry Knechtel nos teclados (que banda), acompanhados do guitarrista de Elvis, James Burton, deixaram sua marca neste álbum fantástico de John Phillips!
'April Anne', 'Topanga Canyon', 'Mississippi', são algumas de suas criações da época. Aaaahhhh, neste tempo seu coração já andava ocupado com a atriz Geneviève Waïte.
O problema com John, era que nada era demais pra ele. Após este primeiro álbum, ele parecia que iria definitivamente se firmar como artista solo, mas não. Seu espírito selvagem, não permitiria uma acomodação.
Seu casamento com Geneviève, começou a sofrer do mesmo problema do anterior, com amigos comentando que a sede de Phillips por bebidas e drogas, era insaciável.
O diretor de cinema Roman Polanski, lembra de encontrar John em Los Angeles nesta época, e após Phillips ser parado numa blitz, Polanski levou seu cadillac pra casa, não sem antes John lhe avisar: "Cuide da minha 'Jolly Green Giant', Roman"!!
A 'Jolly Green Giant' era uma imensa bolsa de viagem verde, onde Phillips carregava suas pílulas e drogas diversas, para qualquer lugar que fosse.
Fora a loucura toda, seu talento era incomparável. Primeiro artista a assinar com o selo 'Rolling Stone' em 1976, ele começou a gravar com as sessões sendo produzidas por Mick & Keith! Podia dar coisa boa??? Difícil!!
Depois de muito insistir com as gravações, John abandonou os trabalhos, que mais tarde foram pouco a pouco retrabalhados. Este esforço sobre-humano de Phillips só chegaria ao público após sua morte em 2001, com o título de 'Pay, Pack and Follow'. As fotos são testemunhas do astral daqueles tempos!
Ele aperfeiçoou 'California Dreamin', como se fosse possível!
Numa noite de porre total de tequila com Neil Young e Stephen Stills, a canção 'Me and My Uncle' foi composta. Quando anos depois ele começou a receber seus direitos autorais pela gravação de Judy Collins desta música, ele nem lembrava que a havia composto!
'Average Man', é outro ponto alto do disco.
'Whiskie, Wine & Champagne' termina o álbum, e com certeza também abreviaram a carreira de John Phillips - junto com outras cositas más!
A lenda do lobo de Los Angeles, porém, continua a assombrar os bares e noites da California!
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