Total de visualizações de página

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Os 6 Melhores!!!



Não me perguntem porque são 6!
 Poderiam ser 5 ou 10, ou 1000! Porém, foram estes 6 que me vieram na cabeça!
Escolhas, votações, sempre é difícil, todo mundo sabe. Está valendo Rock & Blues, baby!
Critério? É variável, mas a princípio pensei nos melhores músicos, nos instrumentistas. Não sou músico, logo sei que muitos irão opinar contra minhas escolhas. Uma nota errada ali, outra aqui, e está feita a confusão. Apesar disto, penso que estes músicos que escolhi tem algo a mais. Provavelmente 2 ou 3 deles sejam unanimidade, mas assim mesmo tudo é discutível!
Quero dizer também que excluo aqui os músicos de jazz, devido a sua complexa musicalidade, e que ficarei feliz em voltar e fazer um ranking diferente com eles, ok? Faço uma exceção a um instrumentista fantástico e que ficaria bem no mundo do rock e do blues!


Robert Johnson! Nº 1. Difícil descrevê-lo musicalmente para quem não o conhece. Ele foi o primeiro, o cara, que se provavelmente não tivesse pisado nessa terra, nada teria acontecido de relevante no mundo da música visceral. Suas famosas 29 canções, que ficariam eternizadas nas mãos de seus inúmeros seguidores, são até hoje ouvidas e reverenciadas! Voltando ao assunto: Johnson era um músico de mão cheia!! Seu violão, ensinou muita gente como se tocar as '6' cordas!!! AAHHH.. Foi por isso os 6!!! Imagino!


Jimi Hendrix! Nº2. Óbvio! Não sou fã, daqueles de carteira. Considero seu trabalho na guitarra inigualável, porém , parece ter faltado algo em seus álbuns! Só que ele compensa tudo, com seu 'feeling', com sua técnica insuperável. Jimi foi o cara que tocou 'Sgt Pepper's' ao vivo, 6 dias depois do lançamento, deixando Paul McCartney atônito, em Londres! Ele era uma orquestra na guitarra!!!


Jaco Pastorius! Nº3. Minha exceção a regra! O maior baixista do mundo - no free jazz! Me convenci disto após algumas discussões regadas a Beatles e Weather Report! O cara era muito músico! Acho isto o que interessa mais. Claro que seus problemas com drogas, e - depois viemos a saber - seus problemas emocionais, o prejudicaram muito. Então, eu fico pensando: como seria Pastorius se estivesse no seu máximo? Impossível saber!!


B. B. King! Nº4. O músico que deixou em nós a sensação que tudo seria fácil! Como é simples tocar o blues, não parece? Não é tão fácil assim, segundo os admiradores de King. Ele e sua 'Lucille', a guitarra que influenciou gerações, foram parâmetro para dezenas de músicos que ousavam e ansiavam pela fonte sagrada da 'six silver strings'!


Paul McCartney! Nº 5. Falando de Macca apenas como músico, acho que muita gente não o reconhece como o excelente instrumentista que é. Ele, como baixista dos Beatles, já havia sido extremamente inovador nas 4 cordas. Como guitarrista, seu instrumento de formação, também deixou sua marca no trabalho da banda. De longe o multi-instrumentista mais talentoso da banda, - baixo, piano, guitarra, bateria - Paul, em sua carreira solo, partiu para um trabalho que amadureceu o suficiente, para que ele tocasse todos estes  instrumentos sózinho, em seus álbuns!


Eric Clapton! Nº 6. Talvez o segundo óbvio! Clapton, depois de passar por bandas de blues e de um 'power trio' que marcaria época - tempo em que foi chamado de 'God', ele finalmente partiu em sua carreira solo, para o som que nós o reconhecemos, como talvez o maior guitarrista vivo. Todas as suas referências e reverências fazem parte dela, claro, sendo a principal a de Robert Johnson!
Então no final, voltamos ao princípio de tudo!


Não citei álbuns e canções, porque não achei necessário. Poderia fazer um volume 2, 3,4.. de músicos. Incluiria neles talvez Duane Allman, Stevie Ray Vaughan, Jeff Beck, Buddy Guy, etc...!


Peço aos amigos que elejam seus preferidos!
          

Nenhum comentário: