Total de visualizações de página

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Guy Williams - O Zorro!


Alguém lembra dele?

Bom, no início da década de 70, por volta dás 18 horas, assistir a série 'Zorro', era um programa obrigatório para mim.
Aquele herói bem-humorado, valente, galanteador, que não perdia uma briga, era representado pelo americano Armando Joseph Catalano, mais conhecido como Guy Williams. Sem a máscara, a capa e a roupa toda preta, o herói se transformava no pacato Don Diego De La Vega, um solteirão convicto, que passeava nas tardes e noites de Los Angeles acompanhado de seu fiel criado mudo (mas não surdo), o Bernardo. Seu pai, Don Alejandro De La Vega, não desconfiava que o filho usava este disfarce e estava sempre tentando lhe arranjar uma namorada.

   
A maior vítima do Zorro, acabava sendo o bem intencionado e gordão Sargento Garcia, papel do talentoso Henry Calvin. Os vilões se revezavam, mas o principal na primeira temporada era o corrupto Capitão Monastário, interpretado por Britt Lomond.
Nas próximas temporadas o principal inimigo do Zorro passou a ser o misterioso sr. 'Águia', disposto a entregar o povoado de Los Angeles aos espanhóis.
Além do leal Bernardo, único a saber da identidade secreta de Don Diego, o corajoso mascarado também tinha a ajuda de seu fiel cavalo Tornado. Mais tarde, o Tornado que tinha a pelagem escura, virou um tordilho e passou a se chamar Silver.

Depois de muito tempo, nos anos 90, a série começou a ser reprisada em um canal brasileiro, colorizada. Quando você 'envelhece' começa a reparar em erros nas filmagens, que quando mais jovem não daria bola. Mas talvez justamente esteja aí todo o charme dessas séries antigas. Vê-se nitidamente que a noite em Los Angeles na verdade é filmada em pleno dia.


'Zorro' foi ao ar nos EUA entre 1957 e 59 produzido pelos estúdios Walt Disney.
Guy Williams ainda continuou contratado dos estúdios Disney durante vários anos, perdendo a chance de estrelar filmes que fizeram sucesso. Apesar de ter participado de alguns episódios de 'Bonanza' e depois estrelar o Dr. Robinson em 'Perdidos no Espaço', ele continuou o resto de sua vida ligado ao personagem Zorro.

A partir de 1973 Guy passa a visitar a Argentina frequentemente, a convite da primeira dama Isabelita Perón, para atuar como Zorro para fins beneficentes. Sua popularidade na terra dos hermanos era enorme, sendo recebido com festa por nossos vizinhos. Ele faria excursões com o Sargento Garcia, revivendo os personagens famosos. Williams chegou a comprar um imóvel, e passou a residir entre Los Angeles e a capital portenha. Durante sua estada em Buenos Aires, vários roteiros de refilmagens de Zorro lhe foram apresentadas, mas nunca se chegou a um acordo.
Guy faleceu em maio de 1989, vítima provavelmente de um ataque cardíaco aos 65 anos, ainda na Argentina.
Para quem quiser relembrar Guy Williams, recomendo o livro 'The Man Behind the Mask' de Antoinette Lane, edição americana.

Esta série merecia uma reedição especial em dvd no Brasil!


Um comentário:

Unknown disse...

boa noite entrei no saite e vi que vc gosta do seriado do zorro, sou vendedor de dvds e tenho a serie completa com imagem digital e dublado em 12 dvds 65 reais ou versao economica com imagem inferior em 3 dvds 20 reais, se caso vc interessar ai em baixo esta o saite do olx onde vendo dvds, muito obrigado.

http://montecarmelo.olx.com.br/zorro-com-o-ator-guy-williams-dublado-iid-460806802

http://montecarmelo.olx.com.br/zorro-guy-willians-colecao-completa-iid-473443546


http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=15886085824322830964&pcy=3&t=0

msn: edi.valdo.matador@hotmail.coms