Sergeant
Peppers
48 ANOS DE UMA REVOLUÇÃO
Era uma vez um verão inglês da contracultura, há 40 anos.
Na esteira do movimento beatnik dos anos 50, os sixties se
transformaram no palco de manifestações da juventude contra valores da cultura
ocidental, configurando um tipo de crítica anárquica que revolucionou nosso
modo de ver o mundo. Este caldeirão, que apenas prenunciava o Maio de 68, a Primavera de Praga e o
Festival de Woodstock, também encontrava John Lennon, Paul McCartney, George
Harrison e Ringo Starr um tanto diferentes. Alguns anos antes, os Beatles
explodiram como grande fenômeno da comunicação de massa do século XX, mas
haviam abandonado os palcos e a histeria das fãs para se dedicarem
integralmente ao trabalho em estúdio.
Muito desta nova orientação se
demarcava em Revolver (1966), que já soava um tanto esquisito e
diferente para os padrões da época. Foi então que, em 1o de junho de
1967, os Beatles surpreenderam o mundo com uma verdadeira revolução. Sgt
Pepper´s Lonely Hearts Club Band era lançado como a primeira experiência de
disco conceitual e que seria bastante imitada nos anos seguintes. De fato, Sgt
Pepper´s não deve ser considerado apenas um disco, mas a fiel expressão de
uma época. Foram 129 dias de gravações, provavelmente os dias mais inventivos e
revolucionários da história do rock.
Quarenta anos depois, a atualidade
desta obra permanece intacta. Sua resistência ao tempo revela, a cada audição,
novos elementos que provocam a sensibilidade. A concepção do álbum começou um
pouco antes, mais precisamente no final de 1966, quando os Beatles gravaram o
compacto Penny Lane/Strawberry Fields Forever, duas canções tão
marcantes na carreira do quarteto de Liverpool que fariam por merecer
integrarem o Sgt Pepper´s.
A ideia do novo disco era engenhosa
e jogava com elementos de farsa e de ironia com o culto às celebridades
marcante na cultura da mídia. Os Beatles agora trocariam de identidade e se
tornariam a banda de um suposto “Sargento Pimenta”. A partir deste momento e
até seu final, em 1970, os rapazes de Liverpool seriam uma banda de estúdio,
buscando os limites de sua criatividade e explorando ao extremo os poucos
recursos tecnológicos da época (o disco foi gravado em quatro canais).
Qualquer pessoa que tenha comprado Sgt
Pepper´s Lonely Hearts Club Band lembrará para sempre suas primeiras
impressões ao segurar aquela capa multicolorida e cheia de enigmas, onde os
Beatles figuram ao centro, caracterizados com os fardões da banda imaginária,
tendo ao fundo ícones da cultura midiática, como Jonny Weissmuller, Mae West,
Marlon Brando e Shirley Temple, além de pensadores como Marx e Jung. O impacto
visual da capa de Pepper´s é apenas o prenúncio do que vem a seguir,
quando convidamos o leitor para uma audição comentada, música por música.
Sgt Pepper´s Lonely Hearts Club Band
Paul McCartney teve a ideia para o álbum quando voava dos
Estados Unidos para a Inglaterra. Nomes esquisitos para conjuntos estavam na
moda, e Paul imaginou que os Beatles poderiam trocar suas identidades e se
transformarem na “Banda dos Corações Solitários do Sargento Pimenta”. A música
anuncia o show que está para começar.
With a Little Help from my Friends
A música é interpretada por Ringo Starr e está interligada
com a abertura. A universalidade dos temas se sobressai, aparecendo neste caso
a amizade. Nela, é apresentado um certo “Billy Shears”, alter-ego do baterista
dos Beatles. Composição de Paul, com uma “pequena ajuda” de John Lennon.
Lucy in the Sky with Diamonds
A famosa canção de Lennon tem as iniciais LSD e foi
interpretada na época como apologia às drogas. Mais tarde, John explicou que se
baseou em um desenho do filho Julian, então com cinco anos, que teria retratado
uma colega de escola chamada Lucy voando no céu e rodeada por estrelas que
parecem diamantes.
Getting Better
Música de Paul, inspirada em frase
que o baterista Jimmy Nichol, que substituiu Ringo quando este ficou doente em
turnê de 1964, repetia sempre. Quando perguntavam a Jimmy como estavam as
coisas ele respondia “estão melhorando”. Quando ouviu a gravação de Paul, um
sarcástico Lennon chegou a dizer: “não poderia estar pior”.
Fixing a Hole
Paul compôs esta música após
consertar o telhado de sua casa na Escócia. Também se refere aos fãs mais
exaltados que faziam ponto em frente à sua residência. No dia da gravação,
McCartney conta que um sujeito bateu à sua porta dizendo que se chamava Jesus.
Paul o levou ao estúdio para apresenta-lo aos colegas: Este é Jesus. “Ele se
comportou bem”, lembrou Paul mais tarde, “e nunca mais vimos Jesus”.
She´s Leaving Home
Uma das mais belas baladas de McCartney, conta a história
de uma adolescente que não se sentia mais amada pelos pais e resolve fugir de
casa. Paul conta que era uma jovem com o mesmo tipo de solidão de Eleanor
Rigby, outra de suas personagens imortalizada na célebre gravação de Revolver
(1966). Um tema de época, a rebeldia associada à saída da casa dos pais e à
recusa dos valores da família.
Being for the Benefit of Mr. Kite
Lennon tinha um quadro antigo na parede de sua casa sobre
uma apresentação de circo, criando uma atmosfera de espetáculo para a musica,
que contou com brilhante trabalho de produção de George Martin, e do engenheiro de som, Geoff Emerick.
Within You Without You
George Harrison, enfim ele, aparece em sua única canção no
álbum. A marca é a influência da cultura e música orientais, que influenciavam
George desde 1965. É o único Beatle nesta gravação. Os demais músicos são
indianos.
When I´m Sixty-Four
A melodia foi composta por Paul quando tinha apenas 16
anos. McCartney concebeu a letra em 1966, quando seu pai completou 64 anos.
Detalhe: McCartney tem 64 anos hoje, quarenta anos depois de Sgt Pepper´s. Sobressalta
o tema do amor e do companheirismo, capazes de sobreviver ao envelhecimento.
Uma pérola.
Lovely Rita
Música inspirada no que seriam as
equivalentes americanas das “fiscais da zona azul”. Paul ficou sabendo que elas
existiam nos Estados Unidos e as homenageou, fazendo-as parecer sexy, apesar
da maioria das pessoas não concordar.
Good Morning Good Morning
Canção de Lennon feita a partir de um anúncio de sucrilhos
na TV. John era o Beatle que mais gostava de televisão e de jornais, tendo
diversas vezes buscado inspiração em propagandas para suas composições.
Sgt Pepper´s (Reprise)
A faixa-título agradou tanto que os Beatles decidiram por
uma reprise. Paul, com seu estilo prático de compor, adaptou a letra para
agradecer antecipadamente aos fãs pelo sucesso do álbum. Coisa que eles nunca
duvidaram.
A Day in the Life
Esta é a reunião de duas músicas distintas. A parte
principal é de John, incluindo o relato do acidente fatal e o enorme
tapa-buracos em Blackburn, dentre outras notícias lidas no jornal durante o
café da manhã. Paul contribui com a parte do rapaz atrasado, que tem início com
um despertador. Enfim, uma música sobre um dia normal na vida das pessoas, mas
que o talento Beatle transformou em pura arte.
Epílogo
E então, gostaram? Então é só voltar
ao início e curtir tudo outra vez. Boa viagem.
Maio de 2007
Escrito em parceria com Rogério Koff
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