Total de visualizações de página

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Eagles - Uma 'Grande' Banda Americana!





Assisti há poucos dias um dos melhores documentários musicais dos últimos tempos. 'History of the Eagles - Story of an American Band'.
Dirigido por Alison Elwood, disponível em DVD duplo ou blu-ray simples, este filme traça a saga de uma das melhores bandas do planeta.
Os Eagles foram responsáveis pela propagação mundial do estilo country-rock, que tinha Gram Parsons como maior expoente em 1971, ano em que a banda dava seus primeiros passos.
Os dois membros fundadores e elementos-chave do grupo eram Glenn Frey e Don Henley, que começaram cedo sua carreira musical, em Detroit e no Texas, respectivamente. Logo eles fariam parte da banda de apoio de Linda Ronstadt, e em seguida uniriam forças com Randy Meisner e Bernie Leadon e formariam o Eagles.
Do círculo de amigos da banda, fazia parte gente como Jackson Browne, ainda em início de carreira, J. D. Souther e Jack Tempchin, todos exímios compositores.
Frey, que morava no andar de cima de Browne, escutava suas composições dia após dia, e não foi muito tempo depois que Glenn veio com uma sobra de composição de Jackson, chamada 'Take It Easy'. Completada por Frey, ela viria a ser o primeiro sucesso da banda.


Nesta época, Glenn e Don Henley começaram a compor pra valer em parceria. Graças a Browne, o selo Asylum se interessou pelo som dos Eagles, e eles logo partiram para Londres para gravar aos cuidados de ninguém menos que Glyn Johns (Beatles, The Who).
A estreia em LP, com o álbum 'Eagles', pode ser considerada nada menos que sensacional. A repercussão na América foi enorme, e canções como 'Peaceful Easy Feeling' de Tempchin, 'Witchy Woman' e a já citada 'Take It Easy', estouraram nas rádios americanas.

Na minha percepção a cabeça-pensante da banda sempre foi Glenn Frey, o que o documentário deixa bem claro. Don Henley, era sem dúvida o gênio compositor e dono da melhor voz dos integrantes do conjunto. Seu vocal anasalado seria uma marca registrada dos americanos. Randy Meisner, egresso da banda Poco, além de grande baixista, conseguia um alcance de notas muito mais alta que seus parceiros de banda, o que o tornava também peça-chave dos Eagles. Bernie Leadon, era basicamente um guitarrista country, e defendia com unhas e dentes a permanência do grupo no sub-mundo do country americano.
Era inevitável um confronto com Glenn Frey, que queria a banda partindo para um som mais rock e pesado.
As discussões entre Frey e o produtor Glyn Johns também aumentavam. Johns não conseguia imaginar os Eagles como uma banda de rock.
Mesmo com as desavenças, eles partem novamente para a Inglaterra, onde gravam o segundo álbum chamado 'Desperado'.
Menos comercial que o anterior, 'Desperado' mesmo assim firmou a banda em um patamar superior a grande maioria das bandas americanas de country-rock da época. 'Doolin-Dalton', 'Tequila Sunrise' e a faixa-título foram os destaques, além da capa, com todos os membros da banda vestidos com trajes do 'velho oeste'.


No final de 1973 eles começam a preparar seu terceiro disco e Glenn tem a ideia de acrescentar um terceiro guitarrista (ele não gostava de solar nas faixas countries de Leadon), então entra em cena Don Felder, um guitarrista de recursos técnicos ilimitados.
Para este disco eles resolvem fazer outra mudança. Cansados de ter que ir a Londres, e das manias de Glyn Johns, eles contratam Bill Szymczyk como produtor.
O álbum 'On the Border' de 74, soa mais agitado que o anterior, contando com o grande sucesso 'Already Gone', além de 'James Dean', 'Good Day in Hell', a homenagem de Leadon a Gram Parsons em 'My Man' e outro mega-hit: 'The Best of My Love' de Henley, encerrando o disco.

É preciso dizer que por volta de 1975 os Eagles monipolizavam a indústria fonográfica americana. A gravadora esperava pacientemente um novo álbum da banda para poder fechar as contas no final do trimestre. Suas turnês eram grandiosas. Estádios lotados, ingressos esgotados, e muita loucura nos bastidores. O documentário dá uma ideia do que rolava nas apresentações do grupo.

Neste mesmo ano, eles surgem com 'One of These Nights', single e álbum que vendeu milhões de cópias, parecendo prenunciar a chegada da 'disco music'. Só que a banda ficou bem longe deste estilo.
'Lyin' Eyes' de Frey e 'Take it to the Limit' de Meisner confirmam que os Eagles ainda mandavam no pedaço.

Após 'One of These Nights' a tensão entre Frey e Leadon chega ao auge, e o último deixa a banda por não concordar com o estilo musical da banda.


Em 1976 eu comprei meu primeiro álbum dos Eagles. Foi a copilação 'Eagles - Their Greatest Hits 1971-1975'. Sem saber direito o que aquela banda tinha de diferente, cheguei a conclusão que era a simplicidade e suas letras diretas que os tornavam especiais.  
Aliás, este álbum tornou-se campeão de vendas do século XX. Nenhum outro disco vendeu mais que ele. Após uma disputa feroz com 'Thriller' de Michael Jackson e o 'One' dos Beatles, os Eagles levaram pra casa o título de disco mais vendido do século!

Naquele distante ano de 1976 surgiria outra canção diferente. Algo que talvez não fosse esperado por fãs da banda. 'Hotel California' foi outro dos maiores sucessos em vendas de todos os tempos. Virou sinônimo de Eagles, e umas das canções mais executadas em rádios.
A introdução da guitarra por Don Felder, combinada com a bateria e os vocais de Henley são inigualáveis.
Surge então o álbum 'Hotel California'  junto com a chegada de Joe Walsh na banda.
Apesar do sucesso de canções como 'New Kid in Town' e 'Wasted Time', acho que ali ficava claro que a banda estava no pico, e pronta para começar a descida.

No meio do ano de 1977, em uma apresentação ao vivo, Randy Meisner recusa-se a cantar no bis, pela milésima vez, a canção 'Take it to the Limit', o que causa mais um desentendimento com Glenn Frey. Comentou-se que os dois foram às vias de fato nos bastidores. Meisner resolve deixar o grupo e é substituído por Timothy Schmit.

Após uma pausa, eles lançam em 1979 'The Long Run', seu último álbum de estúdio dos anos 70. A recepção, foi como sempre positiva, e no ano seguinte o álbum duplo 'Eagles Live', chega ás lojas, resumindo com maestria as apresentações ao vivo, que eram sempre um momento mágico da banda.

O fato, porém, é que o Eagles não eram mais os mesmos. As brigas continuavam, e em outra delas Don Felder também se desentendeu com Frey por questões financeiras. O próprio relacionamento entre Henley e Frey havia se desgastado. Chegou a hora dos Eagles darem um tempo!

As carreiras-solo de Don Henley, principalmente, e de Glenn Frey, foram brilhantes. Na década de 80, canções como 'The End of Innocence' de Henley  e 'The One You Love' de Frey lideraram as paradas.

Após 14 anos eles resolvem voltar a tocar juntos para um especial da MTV, que se torna o álbum 'Hell Freeze's Over', de imenso sucesso.
Depois de mais algumas turnês, Don Felder deixa a banda após mais discussões com Frey.

Finalmente em 2007 a banda volta aos estúdios com Frey, Henley, Walsh e Schmit e saem de lá com o álbum duplo 'Long Road Out of Eden', que se não mostra para os mais jovens o que eles significavam nos anos 70, pelo menos é um disco competente de senhores de 60 e tantos anos que um dia revolucionaram a música country americana.